Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

As florestas terão a chave para o desenvolvimento sustentável das cidades através da inovação

Redação Induglobal26/03/2021

O projeto europeu 'BASAJAUN' irá otimizar a utilização dos recursos florestais para impulsionar a economia das zonas rurais e obter novos materiais e sistemas de construção baseados numa economia circular de madeira.

Imagen
Construir dois edifícios de demonstração com a menor quantidade possível de recursos florestais é o desafio ambicioso a que o projeto europeu 'BASAJAUN' vai responder.
Neste caso, a magia não vem do 'senhor da floresta', mas da I+D+i e das 30 organizações que trabalharão durante 48 meses para proporcionar o maior valor acrescentado possível aos recursos florestais como matéria-prima para o setor da construção.
O AIMPLAS - Instituto Tecnológico de Plásticos é um dos membros deste consórcio liderado pela Tecnalia que resultará em novos materiais e estruturas de construção que serão incorporados em dois demonstradores à escala real: dois edifícios na Finlândia e França, bem como uma digitalização de toda a cadeia de valor do setor da construção e o desenvolvimento das zonas rurais graças a uma verdadeira economia circular do setor florestal.
O AIMPLAS participa no desenvolvimento de novos perfis feitos a partir de resinas naturais e reforços naturais
O AIMPLAS participa no desenvolvimento de novos perfis feitos a partir de resinas naturais e reforços naturais.
A contribuição de AIMPLAS para o projeto provém da sua experiência anterior em projetos como o 'Osyris', em que já foram desenvolvidos materiais renováveis para o fabrico de painéis de construção para o interior de edifícios residenciais e de escritórios.
Neste caso, o centro tecnológico está a trabalhar em perfis de base biológica, especificamente fabricados por pultrusão com resinas de recursos florestais e reforçados com fibras naturais. Para este fim, os materiais serão adaptados e funcionalmente verificados para o fabrico de protótipos finais. Posteriormente, os processos serão testados e depois serão caraterizados mecanicamente e pelo fogo.
Outros desenvolvimentos que terão lugar no âmbito do projeto são, por exemplo, o isolamento térmico graças a espumas feitas de fontes renováveis, WPC (compósitos de plástico de madeira), compósitos resistentes ao fogo, adesivos biológicos para produtos de madeira laminada, painéis feitos de resíduos do setor florestal ou da indústria da madeira ou vernizes à base de água resistentes ao fogo.

Saiba mais aqui.

Este projeto recebeu financiamento do programa europeu de investigação e inovação 'Horizon 2020' com o acordo de subvenção número 862942.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial