Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
No âmbito do Dia Mundial da Água, que se celebra hoje:

Minsait defende transformação digital do setor da água para reduzir o desperdício

O Instalador22/03/2021
Marca apela à importância de reduzir o desperdício de água nas redes de abastecimento.
Imagen
Só no ano de 2019 perderam-se em Portugal quase 190 mil milhões de litros de água através da rede de abastecimento.
Segundo o Relatório Anual da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, os encargos mensais para as famílias portuguesas são de 25€ para 10m3, sendo o abastecimento de água o serviço mais oneroso (44,9 %), seguido do saneamento de águas residuais (34,6 %) e gestão de resíduos urbanos (20,5 %).

A natureza transversal da água torna-a um recurso fundamental para o desenvolvimento sustentável a nível económico, social e ambiental. A água é, como tal, uma realidade económica e um recurso essencial para a manutenção dos ecossistemas, mas acima de tudo é um direito essencial para a vida e dignidade dos seres humanos. Isto reflete-se no ODS 6 da ONU 'Água limpa e saneamento', que também está diretamente ligado ao ODS 13 'Ação climática'.

Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida, a economia não se desenvolve e o futuro fica insustentável.

De acordo com a Minsait, uma empresa da Indra, a solução para reduzir ao máximo este desperdício passa pela transformação tecnológica do setor da água e energia. "As Administrações Públicas e o setor privado devem unir esforços para conseguir uma melhor gestão da água e a transformação digital é fundamental para ajudar as empresas de abastecimento de água a alcançarem este objetivo. Os investimentos em tecnologia têm um retorno económico e um benefício na qualidade de vida do cidadão muito relevantes", refere João Januário, Diretor de Energia da Minsait em Portugal.

Soluções tecnológicas para combater o desperdício de água

Aliar a tecnologia avançada com uma abordagem empresarial focada num propósito sustentável é a visão da Minsait para este setor. A água é um recurso imprescindível na manutenção dos ecossistemas, mas é sobretudo um bem essencial. A garantia do abastecimento de água em quantidade e qualidade suficientes é fundamental para o desenvolvimento da sociedade e na luta contra a pobreza e combate às doenças em qualquer parte do mundo, ainda mais no atual contexto de pandemia.

Por exemplo, através da solução Onesait Utilities Sensing da Minsait, é possível detetar fugas nas infraestruturas em tempo real usando fibra ótica com sensores e inteligência artificial na interpretação de dados obtidos. A solução combina algoritmos de machine learning e tecnologia de sensorização acústica distribuída (Sensores HDAS -Distributed Accustic Sensing) e fibra ótica para detetar perdas de fuga ou ameaças ao longo da rede de abastecimento e distribuição em tempo real, com precisão de metros e numa questão de milissegundos. Uma vez instalada nas tubagens a serem monitorados, os sensores de Fibra Ótica detetam distúrbios causados por vazamentos ou ameaças, como máquinas pesadas ou atividades humanas, que podem comprometer a integridade das instalações, permitindo que a infraestrutura seja protegida pela monitorização

A Minsait integra também, dentro da sua suite para a gestão integral de companhias de água, eletricidade e gás - a Onsait Utilities - ferramentas avançadas que facilitam o controlo de perdas comerciais e não comerciais nas redes de distribuição, assim como a gestão das ações estratégicas necessárias para reduzi-las.

Atualmente, a Minsait é o parceiro tecnológico de mais de 30 empresas de abastecimento de água em todo o mundo. As suas soluções facilitam acesso diário à água potável a mais de 50 milhões de pessoas em quatro continentes.

Entre as suas últimas referências, salienta-se o contrato assinado com a NAWEC, a empresa de serviços públicos da Gâmbia, para implementar soluções que lhe permitam operar o seu negócio de forma integrada e partilhar informação atualizada para melhorar o serviço comercial ao cliente, reduzir a fraude e diminuir as perdas de água e energia.

O novo projeto com a EWA (Bahrain Electricity and Water Authority), a empresa de serviços públicos do Barém é também muito relevante e tem por objetivo digitalizar o serviço comercial ao cliente e a gestão de ativos da rede de distribuição.

A Minsait está também a empreender com sucesso o projeto de modernização do serviço ao cliente e operação comercial na empresa mexicana Agua de Puebla, que se está a tornar uma referência neste campo na América Latina.

REVISTAS

VulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial