Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Ligação na nuvem assegura transparência e aumenta eficiência e fiabilidade

Siemens e Aral preparam estações de serviço para a mobilidade do futuro

O Instalador18/03/2021
A Aral instalará mais de 100 carregadores ultrarrápidos em 30 estações de serviço, na Alemanha, estando já planeadas outras instalações.
Imagen

A Aral AG, uma subsidiária do grupo bp na Alemanha, confiou à Siemens, através da Smart Infrastructure, a expansão da ligação à rede elétrica de 30 das suas estações de serviço.

A instalação de subestações inteligentes, que permitem fazer uma ligação à rede com maior potência e fiabilidade, possibilita à Aral modernizar as suas estações de serviço com tecnologia ultrarrápida para carregar veículos elétricos.

A expansão da infraestrutura pública de carregamento é um requisito essencial para acelerar a mobilidade elétrica. O projeto conjunto entre a Aral e a Siemens constitui uma contribuição importante para a criação de estações públicas de carregamento rápido.

Subestações inteligentes para ligação eficiente à rede elétrica

A maioria dos postos de abastecimento de combustível atuais tem apenas uma ligação de baixa tensão. A fim de satisfazer as necessidades de energia dos carregadores rápidos, a ligação à rede elétrica tem de ser atualizada para uma ligação de média tensão com maior potência. Isto é possível através das subestações que ligam a infraestrutura de carregamento das estações de serviço à rede elétrica pública.

Cada subestação é constituída por um transformador hermeticamente encapsulado, um quadro de distribuição de média tensão isolado a gás e um quadro de distribuição de baixa tensão.

Imagen

Recorrendo a hardware de comunicação e tecnologia de Internet das Coisas (IoT), a Aral consegue, a qualquer momento, obter informações sobre o estado das subestações. Isto permitirá à marca de estações de serviço, assegurar aos seus clientes a total funcionalidade destes novos carregadores ultrarrápidos.

A utilização de sensores ajuda a gerar dados, garantindo a monitorização contínua do estado e a operação segura dos equipamentos. Estes dados são depois transmitidos por interfaces de comunicação para um sistema IoT, de nível superior, baseado na nuvem. Os dados são avaliados e visualizados através de uma aplicação web, complementando de forma útil os dados obtidos através dos postos de carregamento rápido.

"Esta subestação inteligente não só permite que a Aral introduza tecnologia de carregamento ultrarrápido, mas também garante a mais elevada fiabilidade e utilização eficiente da rede dentro da infraestrutura existente", disse Stephan May, CEO de Distribution Systems da Siemens Smart Infrastructure.

"A monitorização dos dados em tempo real otimiza o uso dos ativos. Por este motivo, a digitalização é um pré-requisito importante tanto para uma gestão eficiente das cargas, como para o uso otimizado dos recursos de energia”, acrescentou.

A Aral opera todos os postos de carregamento ultrarrápido por conta própria e estes fornecem energia 100% verde. Tendo as baterias e respetiva tecnologia apropriadas, o veículo elétrico pode ser recarregado totalmente em dez minutos para uma autonomia de até 350 quilómetros.

A instalação de carregadores de alta potência nos postos de abastecimento da Aral, na Alemanha, faz parte da estratégia da bp para aumentar o número de pontos de carregamento. A nível global, o número de pontos de carregamento aumentará de 7 mil, em 2020, para 70 mil, em 2030.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial