Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Coopérnico e Powerpoor vão combater a pobreza energética em Portugal

Redação Induglobal15/03/2021

A Coopérnico - cooperativa portuguesa de energias renováveis é a coordenadora do Powerpoor em Portugal.

Imagen

O Powerpoor é um projeto da União Europeia (UE), financiado pelo Horizonte 2020, para combater a pobreza energética a nível europeu.

Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), referentes a 2019, a pobreza energética afeta quase dois milhões de pessoas em Portugal, ou seja, cerca de 19% da população portuguesa não tem acesso ou tem acesso deficitário a serviços de energia elétrica.
Segundo o Eurostat estima-se que o cenário seja pior: 27% dos agregados familiares portugueses vivem em pobreza energética. Portugal surge em 5.º lugar da lista de países com maior fatia da população em situação de pobreza energética, logo a seguir a Chipre (22%), Grécia (23%), Lituânia (28%) e Bulgária (34%).
Imagen
Com início em setembro de 2020 e uma verba de cerca de dois milhões de euros, o Powerpoor ambiciona tirar da pobreza energética mais de 22.000 famílias europeias até 2023.

Tem como objetivo desenvolver programas e modelos de apoio a cidadãos em pobreza energética e incentivar o uso de modelos de financiamento alternativos (por exemplo, estabelecer comunidades locais de energia, crowdfunding, crowdlending, entre outros).

Para tal, o projeto irá facilitar a partilha de experiências, boas práticas e conhecimentos, bem como implementar intervenções de eficiência energética em pequena escala e instalar fontes de energia renováveis, aumentando a participação dos cidadãos.

Em Portugal, o Powerpoor é desenvolvido sob a coordenação da Coopérnico – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável, que irá promover uma rede de Apoiantes de Energia e Mentores de Comunidades de Energia para ajudar no terreno os cidadãos, bem como a organizar iniciativas para a consciencialização e capacitação, tais como webinars e workshops sobre a temática da pobreza energética e medidas de mitigação do problema.

“Estamos muito orgulhosos por fazer parte deste projeto. Há muito tempo que reconhecemos que o problema existe em Portugal, assim como o desconhecimento sobre esta temática combinada com uma elevada iliteracia energética na população portuguesa. Ao desenvolver o Powerpoor em Portugal pretendemos não só chamar atenção para o problema, como também formar pessoas capazes de combater o problema e ajudar o seu concidadão, o seu vizinho, o seu familiar ou o seu amigo a mitigar, aliviar ou combater a pobreza energética nas suas casas, nos seus bairros ou nas próprias comunidades locais”, refere Nuno Brito Jorge, presidente da direção da Coopérnico.

As primeiras iniciativas vão começar já no próximo mês quando a Coopérnico começar a formar os primeiros Apoiantes de energia para que se possam identificar, contactar, envolver e ajudar as primeiras famílias em pobreza energética.

A Coopérnico dá ainda a possibilidade de se fazer parte do projeto e aprender mais sobre pobreza energética (contactar através do email coopernico@coopernico.org).

Pessoas que entendam estar em situação de pobreza energética devem também contactar a Coopérnico para mais fácil identificação.

Financiado pelo programa de Investigação e Desenvolvimento Horizonte 2020, além de Portugal, o projeto Powerpoor vai desenvolver programas de mitigação da pobreza energética em mais 7 países europeus - Bulgária, Croácia, Estónia, Grécia, Hungria, Letónia, e Espanha - que além de Portugal são dos países mais afetados pela pobreza energética a nível europeu.

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisVulcanoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial