Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Hikvision: “para nós, Portugal é uma prioridade”

Ana Clara | Jornalista e Diretora15/03/2021

Bruno Bento, Key Account & Business Development Manager da Hikvision, fornecedora de soluções AIoT e serviços de Big Data com foco na indústria de segurança, fala à revista O Instalador, da empresa e dos objetivos no mercado português.

Bruno Bento, Key Account & Business Development Manager da Hikvision

Bruno Bento, Key Account & Business Development Manager da Hikvision.

Fale-me um pouco da Hikvision e da história da empresa.

A Hikvision é uma empresa que surgiu em 2001 e, desde então, não parou de crescer. Somos o maior fabricante mundial no mercado das câmaras de videovigilância e também o maior fabricante mundial na indústria de segurança. A Hikvision é uma empresa 100% tecnológica - temos uma equipa de I&D formada por 19.000 engenheiros em todo o mundo que pesquisam e desenvolvem novas tecnologias. Esta inovação é uma das chaves do nosso sucesso. Somos pioneiros em muitas áreas e estamos sempre na vanguarda. Atualmente, no total, a Hikvision emprega mais de 40.000 pessoas e os nossos produtos são comercializados em mais de 150 países.

Quais são os objetivos da empresa para o mercado português, nomeadamente, na área da indústria de segurança, segmento onde se posiciona?

Para nós, Portugal é uma prioridade. Já temos uma implementação significativa, mas estamos a aumentar a nossa equipa, tanto na área comercial como na área técnica. E não vai demorar muito para abrirmos alguns escritórios representativos... era algo que gostaríamos de ter feito antes, mas a pandemia obrigou-nos a atrasar um pouco os nossos planos. De qualquer modo, as nossas perspetivas em Portugal são excelentes

Que radiografia faz deste mercado em Portugal? Que desafios tem pela frente e também quais os maiores constrangimentos?

É um mercado com muito potencial e cada vez mais se dá importância à videovigilância e ao seu contributo. O vídeo inteligente ajuda a proteger as instalações, a criar ambientes seguros do ponto de vista da saúde, a melhorar a segurança rodoviária nas estradas, entre muitas outras coisas. Para nós, o maior desafio é continuar a tirar partido das nossas inovações para que respondam às necessidades que surjam a cada dia, assim como conseguirmos adaptar-nos rapidamente ao que o mercado exige de nós.
Imagen

"A segurança das pessoas é uma prioridade"

Nos tempos que correm, fruto desta nova realidade pandémica, qual a importância da videovigilância e segurança no trabalho e em casa?

A pandemia mudou as prioridades por completo. Quando falamos em segurança, não nos referimos apenas à proteção de um imóvel ou recinto, mas também controlar que as medidas de segurança sanitárias sejam respeitadas.

Na Hikvision reagimos quase de imediato para disponibilizar aos clientes soluções pensadas especificamente para isso: câmaras inteligentes com tecnologia termográfica que medem a temperatura das pessoas, que detetam o uso de máscara, controlam os acessos aos recintos para garantir que não sejam ultrapassados os limites e que seja respeitada a distância social; sistemas de acesso sem contacto (com reconhecimento facial, por exemplo, para evitar o risco de contágio pelo uso de cartões, pressionamento de códigos ou colocação de impressão digital). Estas soluções são muito solicitadas pelas empresas para que os seus colaboradores regressem ao trabalho com tranquilidade e confiança, e também pelos centros comerciais, parques empresariais, hospitais, hotéis e restaurantes, edifícios públicos e todo o tipo de lojas. A segurança das pessoas é uma prioridade.

Qual o ponto em que estamos a nível do desenvolvimento tecnológico em relação à segurança e videovigilância?

A videovigilância deu um salto qualitativo muito importante nos últimos tempos. As câmaras não são mais apenas testemunhas passivas do que está a acontecer, elas tornaram-se dispositivos inteligentes. A inteligência artificial e os algoritmos de deep learning transformam as nossas câmaras em verdadeiros vigilantes, capazes de detetar e avaliar todo o tipo de eventos, dando os respetivos avisos em tempo real e até implementando protocolos de atuação. Além disso, esta inteligência permite que uma grande quantidade de dados seja armazenada e, com essas informações, os processos de negócios podem ser aprimorados.

As soluções de IoT são determinantes. Pode falar um pouco delas aos nossos leitores?

Existem cada vez mais dispositivos IoT no mundo, e isso oferece enormes possibilidades de comunicar de diferentes pontos, mas também representa um grande desafio: precisamos da capacidade para conectar esses pontos (redes) e devemos fazer um esforço de cibersegurança porque também se multiplicam as possibilidades dos ataques maliciosos. Trabalhamos com os mais sofisticados protocolos de segurança, líderes de mercado, para garantir a correta conectividade e a máxima segurança nas transmissões. E temos orgulho de sermos considerados uma garantia de segurança.

Como estão os consumidores/cidadãos informados sobre a importância destas questões?

Neste campo, a comunicação social tem um papel fundamental. As empresas oferecem as informações e os media têm a capacidade de fazê-la chegar ao cidadão.
Imagen

Finalmente, quais as novidades da empresa para 2021, para o mercado português.

Na Hikvision, continuamos a lançar inovações todos os dias. Continuaremos a desenvolver a inteligência artificial que incorporamos nos nossos dispositivos. Estamos cientes do poder da nossa ferramenta de gestão, o Hikcentral, para gerir a segurança e obter informações muito relevantes sobre o comportamento dos utilizadores (colaboradores da empresa, clientes de centros comerciais, utilizadores de transportes públicos, motoristas em autoestrada…). E é essa linha que vamos seguir: queremos oferecer soluções completas para uma sociedade mais inteligente e segura.

Pela nossa capacidade de adaptação, estaremos preparados para colocar no mercado qualquer solução às novas necessidades que surjam, como já demonstrámos aquando do início da pandemia.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusSiga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial