Grupo Midea SGT - SGT Energia e Climatização, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Inquérito

Portugueses estão mais preocupados com problemas ambientais

Redação Induglobal17/12/2020

Iniciativa é da Marktest em colaboração com a Sociedade Ponto Verde.

Imagen

Num registo totalmente espontâneo, os portugueses identificaram 3 grandes problemas ambientais que os preocupam: poluição, proteção marinha e aquecimento global, sendo a reciclagem de resíduos considerada por 2/3 dos portugueses como o maior contributo para um ambiente melhor.

89% dos portugueses admite estar mais preocupado hoje em dia com os problemas ambientais do que o que estava há 10 anos e consideram que os gestos que mais podem contribuir para a proteção ambiental são a separação de embalagens para reciclagem, reutilização e reaproveitamento de tudo o que é possível, redução do consumo de água, não utilização de produtos descartáveis e o levar o próprio saco quando se vai às compras.

9 em cada 10 portugueses afirma que recicla embalagens, sendo a forte consciência ambiental, o civismo e o reaproveitamento dos resíduos em novos produtos, os três principais drivers que justificam esta prática.

Por oposição, 1 em cada 10 não recicla e aponta como principal barreira a falta de hábito e o não ter um ecoponto perto de casa.

67% dos portugueses acreditam que a oferta de incentivos aos cidadãos para fazerem separação de resíduos poderá incrementar este comportamento.

Quando se avaliou, neste estudo, as preocupações pessoais perante uma série de problemas ambientais apresentados, conclui-se que as preocupações sentidas por cada um dos portugueses, estão em linha com as perceções que estes têm quanto ao que preocupa o resto da sociedade: alterações climáticas, gestão da água como recurso e produção e reciclagem de resíduos.

Com este estudo, a Sociedade Ponto Verde (SPV) procurou conhecer os problemas ambientais que mais preocupam os portugueses, os comportamentos adotados para um ambiente melhor e, neste enquadramento, a sua posição face à reciclagem
  • O universo em estudo é constituído por indivíduos de ambos os géneros, entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental.
  • A amostra desta vaga é constituída por 1004 entrevistas, realizadas junto do universo definido. Trata-se de uma amostra representativa do universo em estudo. O erro amostral deste estudo é de ± 3,09 p.p. e foi calculado para um intervalo de confiança de 95%.
  • A recolha da informação foi realizada online, entre os dias 6 e 17 de novembro de 2020.
  • É apresentada uma segmentação geracional, considerando as seguintes gerações: Geração Z: Nascidos entre 1999 e 2005 (15-21 anos) | Geração Y (“Millennials”): Nascidos entre 1984 e 1998 (22-36 anos) | Geração X: Nascidos entre 1963 e 1983 (37-57 anos) | Geração Baby Boomers: Nascidos entre 1955 e 1962 (58-65 anos)

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Contimetra - Instrumentos Industriais, Lda.ligarVulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    18/05/2026

  • Newsletter O Instalador

    11/05/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial