Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

"A Panasonic aposta no máximo conforto e na tecnologia em todas as suas soluções de climatização"

Entrevista com Bruno Pereira, Responsável Comercial de Ar Condicionado da Panasonic em Portugal

Entrevista: Ana Clara | Jornalista e Diretora10/12/2020

O responsável fala, nesta entrevista, da tecnologia nanoe™ X da Panasonic e das bombas de calor Aquarea, entre outras soluções da marca. Bruno Pereira aborda ainda a pandemia e as transformações que a mesma está a provocar no setor AVAC em Portugal.

Imagen

Gostava que me falasse da tecnologia nanoe™ X da Panasonic e das suas grandes vantagens a nível de conforto e qualidade do ar interior?

A tecnologia nanoe™ X da Panasonic é capaz de transportar o equilíbrio da natureza para os espaços interiores, maximizar a qualidade do ar interior e alcançar um conforto ótimo em todo o tipo de espaços. Esta tecnologia consiste na produção de radicais hidroxilos envoltos em partículas de água que aumentam a sua vida útil e conseguem percorrer longas distâncias.

Os radicais hidroxilos, presentes na natureza, inibem o crescimento de determinados contaminantes tais como alergénios, bactérias, vírus e bolores, assim como maus odores e outras substâncias perigosas. Este processo natural tem grandes benefícios para a criação de ambientes interiores mais saudáveis. Através da produção de radicais hidroxilos envolvidos por partículas de água, a tecnologia nanoe™ X aumenta significativamente a sua eficácia ao prolongar a vida útil dos radicais hidroxilos de menos de um segundo para mais de 600 segundos (10 minutos no interior).

A eficácia da tecnologia nanoe™ X foi verificada e comprovada por laboratórios internacionais independentes na Alemanha, Dinamarca, Malásia e Japão.

Em que gamas está inserida e de que forma ela representa uma verdadeira inovação no segmento?

Esta inovadora tecnologia da Panasonic foi incorporada em diferentes gamas da marca, ideais para qualquer tipo de espaço, seja em casa, no trabalho, salas de consultas de médicos e profissionais de saúde, hotéis, lojas, cafés e restaurantes, etc.

Especificamente, na gama doméstica, podemos encontrar nanoe™ X nos equipamentos Etherea e nas consolas de chão, e nas gamas comerciais, nos sistemas PACi e VRF.

Nos tempos difíceis que vivemos, com esta pandemia, com o teletrabalho a assumir um papel enorme, e as pessoas a passarem muito tempo em casa, a saúde e o conforto está (ainda mais) na ordem do dia. Fale-me um pouco das soluções domésticas da Panasonic e quais as suas mais-valias?

A Panasonic aposta firmemente no máximo conforto e na tecnologia em todas as suas soluções de climatização. As melhores opções são os equipamentos com tecnologia nanoe X. A Etherea e as consolas de chão são duas das melhores alternativas para se conseguir o melhor conforto em casa.
Imagen

Aquarea

Falando agora das bombas de calor Aquarea, para que segmentos está mais vocacionada e qual é a sua grande vantagem a nível de aquecimento e arrefecimento, quando comparada com outras gamas do mercado?

A Aquarea é um sistema inovador de aquecimento, arrefecimento e produção de água quente sanitária (AQS), que oferece um desempenho excecional, inclusive com temperaturas exteriores extremas, com a eficiência máxima em aquecimento (A+++) e em AQS (A+) e a possibilidade de conexão Smart Grid para interligação de sistemas Fotovoltaicos, por exemplo.

A nova bomba de calor Aquarea All-in-One Compact R32 completa a gama de sistemas ar-água de máxima eficiência para aquecimento, arrefecimento e produção de água quente, sendo ideal para habitações novas e de baixo consumo de energia.

A Aquarea All-in-One Compact garante a máxima economia de energia e baixas emissões de CO2, mas também economia de espaço, devido às suas reduzidas dimensões compatíveis com os restantes eletrodomésticos da cozinha e lavandaria, permitindo também a integração de uma unidade de ventilação com recuperação de calor, para a renovação e qualidade do ar da habitação.

No caso da opção Aquarea Aerotérmica, muitos provavelmente desconhecem as suas potencialidades. Em que circunstâncias e necessidades a sua aplicação e funcionamento é indicado? Fale-me um pouco do seu funcionamento.

A vantagem das Bombas de Calor reside no aproveitamento da energia contida no ar exterior transferindo-a para o interior da habitação, através do ciclo de compressão. Neste processo, a energia elétrica consumida representa uma pequena parte da energia térmica produzida, na proporção de 1 para 4 ou mais, sendo este o valor do COP.

Com o desenvolvimento das tecnologias associadas, nomeadamente ao nível do controle Inverter e a utilização de fluidos mais ecológicos e mais eficientes, as Bombas de Calor atuais podem atingir um COP até 5,33 e trabalhar com temperaturas extremamente baixas no exterior.

Sendo que a energia captada do ar exterior é gratuita e renovável, a contribuição desta pode ser considerada no Certificado Energético da Habitação, melhorando a sua eficiência energética e reduzindo os consumos.

Outra vantagem das Bombas de Calor é a de poderem aproveitar a sobre produção de energia de um sistema solar fotovoltaico, acumulando este excedente de energia sob a forma de água quente, ar quente ou frio, reduzindo ainda mais os custos energéticos e contribuindo para uma sociedade mais verde.

Imagen

A eficiência energética e a cada vez maior preocupação ambiental pautam a filosofia da Panasonic na área AVAC. Qual é a vossa posição estratégica nesta matéria e de que forma consideram essencial estar cada vez mais na vanguarda da sustentabilidade?

A Panasonic é uma empresa japonesa com mais de 100 anos de inovação no setor da tecnologia e da climatização. Com base no seu lema 'Uma Vida Melhor, Um Mundo Melhor' (A Better Life, A Better World), a empresa continua a desenvolver soluções de alta tecnologia japonesa e máxima fiabilidade.

Além disso, a nossa empresa aposta em soluções de máxima eficiência, fundamentais para os novos projetos de consumo quase nulo ou casas passivas e os edifícios nas novas Smart Cities onde, além da eficiência energética, a conetividade e a domótica são elementos-chave. Um projeto que foi recentemente apresentado é o Future Living Berlim, a primeira cidade inteligente da Panasonic na Europa. Esta nova cidade inteligente combina sustentabilidade, digitalização e conetividade graças à introdução de soluções altamente eficientes. Foram instaladas bombas de calor ar-água da gama Aquarea, painéis fotovoltaicos (PV) e baterias de armazenamento num sistema de gestão energética inteligente. Todos estes equipamentos e sistemas são da Panasonic.

A Panasonic permanece fiel ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, com o desenvolvimento de equipamentos de alta tecnologia e máxima eficiência. Nos últimos anos têm sido apresentadas soluções de climatização que reduzem drasticamente o consumo energético e com elementos fundamentais de conectividade, sendo nesta linha estabelecido o desenvolvimento dos produtos da empresa. A Panasonic está a trabalhar na introdução de novas tecnologias que tornem os edifícios e as cidades autogeridos num futuro não muito distante. Graças à integração de painéis fotovoltaicos e outras tecnologias nos equipamentos de ar condicionado da Panasonic, já se está a conseguir um avanço muito importante na poupança de energia e na sustentabilidade.

Pandemia e 2021

Como olha a Panasonic, no mercado português de AVAC, para o atual momento que o setor atravessa, fruto da pandemia? Como antevê o ano de 2021?

A Panasonic analisa continuamente o mercado para oferecer as melhores soluções de climatização. Nos últimos anos, a tendência para a eficiência está a ganhar terreno, quer devido a uma maior sensibilidade dos utilizadores às alterações climáticas e ao meio ambiente, quer devido à necessidade de poupar no consumo de energia. É por isso que as soluções da Panasonic estão a ser desenvolvidas nesta direção com gamas, tanto domésticas como industriais, que oferecem algumas das melhores eficiências do setor, quase todas equipadas com gás refrigerante R32 ou CO2.

Com a chegada da pandemia causada pela Covid-19, houve também um interesse exponencial em equipamentos que ajudem a melhorar a qualidade do ar interior. Neste sentido, a tecnologia nanoe™ X é outro dos fatores de maior crescimento para os próximos anos.

A empresa está imersa num processo de crescimento em Portugal. Antecipamos um crescimento tanto nas vendas como na nossa equipa interna. Em 2021 aumentaremos a nossa estrutura em 50% e criaremos o primeiro grande centro de formação. A Panasonic não só inova com os seus produtos e tecnologias, como também na sua forma de se adaptar ao mercado e às circunstâncias.

Em termos comerciais, quais são os objetivos da marca para o mercado português no próximo ano e que balanço fazem deste ano de 2020?

Em 2020, a Panasonic recorreu mais do que nunca à tecnologia, adaptando a forma como trabalhamos e negociamos. A situação excecional que se tem vivido em Portugal e no resto do mundo, obrigou a abordar novos desafios que a empresa resolveu de forma satisfatória.

As formações online, webinars de longa e curta duração e a utilização das mais recentes tecnologias que nos permitiram ter contacto direto com técnicos de instalação, fornecedores e clientes são algumas das histórias de sucesso mais notáveis. Com estas ferramentas, a empresa tem sido capaz de desenvolver o seu negócio normalmente e oferecer um serviço contínuo aos clientes.

foto

REVISTAS

Profei, S.L.SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial