Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

SEW-Eurodrive Portugal comemora 30 anos

05/11/2020

A SEW-Eurodrive nasceu há mais de 85 anos, na Alemanha, e começou a sua internacionalização em 1960 no mercado francês, seguindo-se depois outros países. Em Portugal, a empresa está presente há 30 anos, produzindo e comercializando soluções de acionamento para todas as áreas de atividade industrial. Em 1990 era apenas um escritório para atendimento aos clientes, mas em 1992 inaugurou uma unidade de montagem e conta hoje com uma área coberta total de 9.400 m2. Nuno Saraiva, engenheiro e gerente da empresa em território nacional, assinala o trigésimo aniversário da empresa e aponta os objetivos para os próximos anos.

Imagen

O Grupo SEW tem uma política de adaptação máxima aos mercados onde se instala, contratando apenas pessoas daquela nacionalidade. No caso, em Portugal, o gerente e toda a equipa são portugueses. O objetivo é assegurar uma adaptação total da empresa ao mercado, identificando as suas necessidades e o seu modo de funcionamento específico, influenciado por fatores culturais que variam de país para país: em determinados mercados são mais valorizados aspetos que não são tão valorizados noutros, por exemplo, a eficiência energética, e é por isso fundamental conhecer muito bem os requisitos do mercado. Também por isso, a SEW-Eurodrive não trabalha habitualmente com representantes ou distribuidores, preferindo estar diretamente presente enquanto marca e, consequentemente, mais próximo dos clientes.

Quando a empresa iniciou atividade, ficou conhecida pelos seus redutores e motores elétricos. Entretanto, a evolução foi significativa e comercializa hoje todo o tipo de soluções para movimentar qualquer tipo de cargas de forma controlada. Está presente nos mais variados sectores de atividade, como sejam os aeroportos, com a movimentação das bagagens, a indústria de alimentação e bebidas, da cortiça e do cimento, na indústria do papel, vidreira e mineira, na indústria da madeira ou na logística de portos, com a movimentação de contentores. Está ainda presente na área ambiental, como valorização de resíduos, tratamento de águas, produção de energia solar e acionamento de eclusas.

Há cerca de cinco anos a SEW-Eurodrive lançou-se numa nova área: a modernização de máquinas, ou ‘retroffiting’, motivada pelo facto de existirem clientes que necessitam de sistemas de acionamento tecnologicamente evoluídos, mas que, para isso, não estão na disposição de trocar toda a máquina ou linha de produção. É uma área promissora, com cada vez mais interessados, ainda que persistam algumas naturais desconfianças dos empresários nacionais.

Há ainda uma área de negócio emergente relacionada com a Indústria 4.0 – os assistentes de logística autónomos. Para este tipo de equipamentos a SEW oferece duas possibilidades distintas à medida do Cliente: fornece todos os componentes necessários e suporte técnico para que o Cliente construa o seu próprio assistente, personalizado com as suas especificações e design diferenciado; ou disponibiliza um assistente de logística autónomo totalmente construído pela SEW cumprindo com os padrões de qualidade referenciais da marca.

Nuno Saraiva, gerente da SEW-Eurodive Portugal
Nuno Saraiva, gerente da SEW-Eurodive Portugal.

Atualmente, na SEW-Eurodrive Portugal são produzidos cerca de 30% dos equipamentos vendidos no mercado nacional, sendo os restantes produzidos nas fábricas do grupo localizadas na Alemanha, França e Finlândia. Com o ambicioso investimento em curso a empresa pretende inverter este rácio, ficando em Portugal a produção dos equipamentos mais solicitados pelos Clientes enquanto equipamentos com características mais específicas vêm do exterior.

Esta cadeia de abastecimento de peças e montagem de equipamentos só é possível graças ao conceito modular desenvolvido pela SEW-Eurodrive há mais de 50 anos. Estando o Grupo presente em mais de 80 países, o facto de as peças serem modulares permite que estas sejam enviadas das fábricas centrais onde são produzidas para serem montadas em qualquer Drive Technology Center da SEW no mundo, assegurando padrões de qualidade uniformes e um elevado número de combinações possíveis. Adicionalmente dá a possibilidade, aos clientes, de poderem substituir peças mais antigas por mais novas, evoluindo o seu sistema de acionamento. No entanto há sistemas de acionamento que, fruto do seu elevado desempenho energético, não são comercializados separadamente, pois o equipamento é tão mais eficiente quanto mais integrados estiverem os seus componentes.

Imagen

O passado prepara a SEW-Eurodrive Portugal para um futuro desafiante

Quando a empresa reflete acerca das últimas três décadas, o que vem de imediato à memória são as oportunidades em que desempenhou um papel importante para os seus clientes. Nestes trinta anos a SEW-Eurodrive Portugal consolidou-se em solo fértil e consistente, com raízes em pessoas que admiram e se identificam com a empresa, tendo por ela um sentimento de pertença.

Durante estes 30 anos foi lançada a Série 7 de redutores e anteciparam-se as obrigações impostas pela norma europeia de eficiência energética com a série de motores DR. A SEW foi pioneira na implementação da tecnologia descentralizada, com o desenvolvimento do Movimot e, posteriormente, Movigear e Movifit. Avançou para a área das soluções de automação com a introdução do Movi-PLC e, recentemente, da geração-C de conversores de frequência. Desenvolveu, ainda, uma ampla gama de Serviços de pré e pós-venda, de que se destacam ferramentas de suporte à manutenção – CDM, análise de vibrações, alinhamento – e a intervenção em Redutores Industriais em todas as marcas. Ampliou ainda a sua oferta para a indústria pesada através vasta gama de Redutores Industriais.

Nestes trinta anos A SEW-Eurodrive Portugal otimizou continuadamente os seus processos internos, potenciando a organização e as pessoas para um desempenho de excelência e que culminou na Certificação em ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015. O permanente investimento em ferramentas de ERP, como o SAP-CRM e R3, software de arquivo digital como o DOXiS, a implementação do SLAP e SOP e, mais recentemente, a adoção do conceito ‘One Piece Flow’ agilizaram e facilitaram as tarefas diárias.

O constante investimento na modernização e ampliação das infraestruturas corporizam a confiança que o acionista sente na SEW-Eurodrive Portugal, pelo caminho que tem percorrido e pela estratégia que define e que revê, anualmente, com o objetivo de que a equipa se torne mais forte.

Segundo Nuno Saraiva, “para nós é uma honra e um prazer trabalhar com os nossos Clientes. São os Clientes que acreditam em nós e nas nossas capacidades para os ajudar a atingir os seus objetivos e visão de sucesso, enquanto nos desafiam permanentemente a fazer melhor. A equipa SEW-Eurodrive Portugal aprendeu e desenvolveu-se muito, também, pelas pessoas que temos conhecido e com quem temos trabalhado. Muitas destas pessoas tornaram-se amigos e conselheiros, permitindo-nos crescer e aprender, individualmente e como empresa".

A SEW-Eurodrive produz e comercializa soluções de acionamento para todas as áreas de atividade industrial
A SEW-Eurodrive produz e comercializa soluções de acionamento para todas as áreas de atividade industrial.

Indústria 4.0: um pilar e uma aposta para o futuro

A Indústria 4.0 surge na era da digitalização e das clouds. Tomou forma na SEW em 2016 com o lançamento da primeira grande demonstração sobre a Indústria 4.0, com uma exposição de uma ‘smart factory’ onde todos os sistemas estão interligados e têm um fluxo próprio. Foi também nesse ano que foi apresentado pela primeira vez o ‘mobile assistant system’ que, no fundo, é um AGV – Automatic Guided Vehicle – mas com capacidades colaborativas. Estes tornaram-se a grande aposta, iniciando-se o investimento nos AGV’s como um dos equipamentos fundamentais para a implementação da Indústria 4.0. Até ao presente os sistemas transportadores são constituídos por estruturas fixas, doravante poderão ser móveis e adaptáveis à carga que se pretende transportar. Antes, o movimento dos produtos do ponto A para o B era feito através de um equipamento estacionário, agora o próprio equipamento é móvel e transporta o produto para onde o queremos levar.

Para além disso, a SEW-Eurodrive desenvolveu outros produtos, como o DriveRadar, que monitoriza permanentemente a condição dos equipamentos. Analisando os dados fornecidos pelo DriveRadar pode verificar-se qual o estado do equipamento, quais as condições em que opera e prever ações de manutenção adequadas.

A SEW-Eurodrive desenvolve automação industrial em máquinas e, através da criação de um IP para cada equipamento, consegue ligar-se remotamente para monitorizar o seu estado de funcionamento, cadência da produção, consumos, etc., e ainda avaliar a sua condição, com a possibilidade de identificar quais os componentes que poderão vir a necessitar de uma intervenção. Pode-se assim planear uma manutenção preditiva. No futuro as empresas não poderão trabalhar sem Internet, pois o funcionamento das máquinas passará também por esta rede.

No Grupo SEW-Eurodrive há um programa interno para assegurar formação aos seus técnicos, sobretudo no que respeita às tecnologias e soluções que compõem a Indústria 4.0. A maioria dos colaboradores são engenheiros eletrotécnicos e mecânicos, para quem a adaptação a estas novas tecnologias é mais fácil. O objetivo é conseguir garantir que é disponibilizada assistência técnica não apenas a todos os produtos e soluções que são produzidos e comercializados em Portugal, mas também a todas as soluções constantes do portefólio da marca SEW-Eurodrive.

A empresa conta, em Portugal, com uma área coberta total de 9.400 m2, composta por 2.800 m2 para escritórios, showroom e salas de formação; 3...

A empresa conta, em Portugal, com uma área coberta total de 9.400 m2, composta por 2.800 m2 para escritórios, showroom e salas de formação; 3.700 m2 para serviços e 2.900 m2 para produção.

Pandemia vs atividade da empresa

Os efeitos induzidos pela pandemia refletem-se numa redução de encomendas e numa menor atividade dos ‘players’ industriais, obrigando as empresas a reestruturar-se e a adaptar-se às novas formas de gerar negócio. A SEW-Eurodrive optou por não proceder a qualquer layoff ou dispensa de pessoal, encarando este período como uma oportunidade para otimizar processos internos e melhorar o nível de formação técnica dos seus Colaboradores. Naturalmente que, para que os objetivos sejam atingidos sem comprometer a sua sustentabilidade, a SEW Portugal foi obrigada a redefinir prioridades e a eliminar custos, especialmente considerando o ambicioso projeto de investimento em curso.

“Muitos dos nossos clientes tornaram-se nossos amigos e conselheiros, permitindo-nos crescer e aprender, individualmente e como empresa”.

Os AGV's com capacidades colaborativas, uma das grandes apostas da SEW, são equipamentos fundamentais para a implementação da Indústria 4.0.
A modernização de máquinas, ou ‘retroffiting’, é uma área com potencial de crescimento na indústria nacional.

REVISTAS

Profei, S.L.SoliusSiga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial