Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

e-Waste Open Innovation tem 20 mil euros para projetos que ponham o lixo eletrónico “na linha”

O Instalador27/10/2020
Programa resulta de parceria entre a ERP Portugal, LG Portugal e Startup Lisboa e visa incentivar empreendedores a desenvolver soluções ligadas à reciclagem de REEE.
Imagen

Promovido pela ERP Portugal - Entidade Gestora de Resíduos e pela LG Portugal com o apoio da Startup Lisboa, o e-Waste Open Innovation é um programa de capacitação e mentoria que desafia startups e empreendedores a criarem soluções para incentivar a reciclagem e o reaproveitamento de equipamentos eletrónicos.

As candidaturas decorrem até dia 7 de novembro e o programa vai acontecer entre 16 de novembro e 27 de janeiro.

Em 2019, foram produzidos 53,6 milhões de toneladas de resíduos eletrónicos em todo o mundo e, de acordo com o último relatório da ONU, apenas 17,4% dessa quantidade foi reaproveitada ou reciclada.

A ONU prevê ainda que o lixo eletrónico global possa atingir 74 milhões de toneladas em 2030 - o que faz do lixo eletrónico o fluxo de lixo doméstico de crescimento mais rápido do mundo.

Em Portugal, só no ano passado, foram produzidas 170 toneladas de lixo eletrónico e mais de 30% da população ainda não tem o hábito de encaminhar e reciclar o seu lixo eletrónico. Além de terem um impacto negativo no ambiente, os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) quando não são corretamente encaminhados são também um risco para a saúde pois contêm aditivos tóxicos ou substâncias perigosas, como o mercúrio, que podem danificar o cérebro e o sistema de coordenação.
Foi com o objetivo de consciencializar os portugueses para a importância de neutralizar algumas das principais ameaças ambientais, entre as quais o “lixo eletrónico”, do qual apenas 15 a 20% é reciclado a nível mundial que a ERP Portugal, a LG Portugal, e a Startup Lisboa se juntaram para incentivar empreendedores a desenvolver soluções ligadas à reciclagem de REEE.

No programa são apresentados três desafios:

1. Acumulação: procuram-se soluções e programas de encaminhamento dos REEE e reconversão dos hábitos de reciclagem deste tipo de equipamentos;

2. Localização: procuram-se soluções e ferramentas tecnológicas que permitam incentivar e facilitar o processo de reciclagem deste tipo de equipamentos, garantindo o seu correto tratamento e reciclagem, evitando que os mesmos terminem em circuitos informais;

3. Incentivos: procuram-se soluções tecnológicas e iniciativas que permitam definir incentivos (monetários e não monetários) que fomentem de forma significativa as boas práticas de reciclagem deste tipo de resíduos.

Podem candidatar-se empreendedores individuais com ideias ou startups já com negócios constituídos (com menos de cinco anos de existência).

As candidaturas podem ser feitas em www.ewasteopeninnovation.pt até ao dia 7 de novembro.

A seleção de projetos vai ser feita nos dias 9 e 10 de novembro e o programa vai decorrer entre 16 de novembro e 27 de janeiro.

A avaliação e seleção dos projetos vencedores será feita por um júri composto por membros da ERP Portugal, da LG Portugal, da Startup Lisboa e da Exame Informática no dia 27 de janeiro de 2021.

Neste dia, as equipas irão apresentar as suas soluções e serão selecionados os três projetos vencedores: o primeiro prémio recebe 15 mil euros, o segundo 3.500 euros e o terceiro 1.500 euros.

REVISTAS

Siga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial