Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

WEEECYCLE participou em webinar da Apemeta sobre Equipamentos Elétricos e Eletrónicos

O Instalador21/10/2020

No passado dia 15 de outubro, a WEEECYCLE participou num webinar organizado pela Apemeta - Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais, parceiro media partner da revista O Instalador.

Imagen

A sessão foi de grande interesse e sentido de oportunidade, facto demonstrado pelos mais de setenta participantes que assistiram à sessão.

Este evento teve como tema 'Equipamentos Elétricos Usados', e contou com a participação de várias entidades envolvidas no SIGREEE - Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos.

Tendo lugar na semana marcada pela celebração do Dia Internacional dos Resíduos Elétricos, a WEEECYCLE acrescentou às suas atividades este evento, com a ativa e muito enriquecedora participação de Carla Gonçalves, cujo contributo se direcionou para a a grande problemática e especificidade do fluxo de REEE a nível nacional, sobretudo no cumprimento da meta imposta a Portugal e às Entidades Gestoras.

No decorrer deste webinar, foi apresentado o estudo levado a cabo pelas três entidades gestoras de REEE - Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos em Portugal, realizado em parceria com a 3Drivers.

Este foi um momento de acentuado interesse, com a exposição da profunda análise que está a ser desenvolvida e que incide sobre todo o sistema de gestão - SIGREEE, com o objetivo de identificar quais as principais falhas atualmente existentes e, principalmente encontrar soluções para que Portugal consiga atingir as metas impostas.

Nesta sessão foram ainda identificadas as principais dificuldades no sistema, nomeadamente a existência de muitas empresas produtoras de EEE - Equipamentos Elétricos e Eletrónicos que não cumprem com a responsabilidade alargada do produtor; a entrada sem controlo de grande quantidade de EEE em Portugal através de canais de venda online e à distância; a existência de resíduos que estão diariamente a ser desviados para o mercado paralelo e informal, o que provoca o desvio de enormes quantidades e a sua incorreta classificação (resíduos metálicos ou sucata); melhorias necessárias no contexto legal e normativo; necessidade de avaliação e desempenho das técnicas de tratamento utilizadas atualmente para REEE, melhorias significativas e maior controlo ao nível dos resíduos provenientes dos SGRU’s – Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos.
No âmbito do exercício da sua missão de zelar pela regularização da gestão de REEE em Portugal, a WEEECYCLE desenvolve um papel muito ativo no que diz respeito à informação e sensibilização dos cidadãos para esta preocupação, focando grande parte das atividades na população mais jovem, pois estes são o melhor meio de propagação e incentivo à mudança, até porque futuramente serão os futuros adultos da sociedade e até lá serão uma grande influência nas gerações mais velhas, esperando assim que todas as gerações sejam cada vez mais ativas na reciclagem deste tipo de resíduos, uma vez que só assim será possível cumprir objetivos e metas.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nosSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial