Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

MatosinhosHabit estabelece protocolo com a Lipor para recuperação de equipamentos elétricos e eletrónicos

O Instalador19/10/2020

A MatosinhosHabit assinou um protocolo de colaboração com a Lipor no âmbito do projeto CREW – Centros de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos.

Imagen

O objetivo é proporcionar uma nova vida a estes equipamentos, promovendo a recuperação dos mesmos e incentivando também a sua reciclagem.

Tendo como uma das suas maiores preocupações a sustentabilidade ambiental, e tendo a Lipor como um parceiro essencial na dinamização de várias iniciativas, a MatosinhosHabit pretende, assim, criar no concelho um espaço de formação e capacitação que promova a retoma de vários equipamentos que tenham potencial para serem recuperados. O principal objetivo é dar-lhes uma segunda vida dado que habitualmente são descartados após alguma anomalia.
Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, declarou: “esta iniciativa vai ao encontro do plano de ação que definimos para este ano, já que a MatosinhosHabit assumiu, como um dos seus principais eixos de intervenção, o trabalho com a população favorecendo ambientes inclusivos e saudáveis. Uma ação que passa pelo apoio às comunidades locais, sensibilizando-as para uma melhor gestão dos seus recursos disponíveis”.
Esta parceria entre as duas entidades estabelece também diversos mecanismos de cooperação que tornam possível a participação conjunta em projetos de recuperação de pequenos equipamentos eléctricos, tendo em conta o ciclo de vida de produtos identificados como REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Electrónicos).
Por outro lado, Tiago Maia, salienta que "estes princípios, a par, com uma maior consciencialização da população face ao desperdício, à utilização inadequada, ao desuso inapropriado dos recursos e ao impacto ambiental, vêm intensificar a intervenção junto da comunidade e a promoção de iniciativas de estímulo a práticas do uso consciente dos recursos, designadamente quanto ao incentivo para a reciclagem e na redução da produção de lixo".

Para além dos objetivos a que se propõe, o projeto CREW também poderá ser aplicado a instituições de solidariedade social, sendo que a doação reverterá para as mesmas tendo em conta um plano de ações de sensibilização e formação a decorrer no âmbito deste programa. Assim, e no seguimento do protocolo, serão entregues à Associação Social de Desenvolvimento de Guifões, sete computadores para utilização interna.

Apesar da consciencialização da população para a importância da preservação ambiental e da reciclagem e, segundo a Lipor, existe ainda uma problemática crescente da descartabilidade de equipamentos elétricos e eletrónicos, dos quais só 20% são, efetivamente, entregues para reciclagem.

O protocolo agora estabelecido vem dar assim continuidade à parceria já estabelecida entre a MatosinhosHabit e a Lipor, iniciada com a campanha solidária 'O Tampinhas'. De salientar ainda que esta acção conta com a colaboração de todos os lojistas da Galeria Comercial onde se encontra sediada a MatosinhosHabit.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial