Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Energia solar: Iberdrola constrói central no Algarve e ultrapassa os 250 megawatts em Portugal

O Instalador14/09/2020
A Iberdrola vai construir uma central solar de 83 megawatts no Algarve, o único lote obtido pela empresa no leilão de energia solar realizado em agosto dos 12 que estavam a concurso.
Imagen

Esta central é um projeto híbrido, pois além da produção de energia solar vai ter uma bateria com 14 MW de capacidade de armazenamento da energia produzida, o que “que permitirá estabilizar o sistema e gerir a descarga na rede em momentos de grande procura”.

Com este projeto, a elétrica espanhola passa a ter projetos de 255 MW de solar fotovoltaica em Portugal, com 14 MW de armazenamento em forma de bateria. Já em operação, a empresa tem 92 MW de energia eólica.

Estes 83 MW solares vão juntar-se aos 172 milhões de euros conquistados pela empresa no leilão de 2019, com estas centrais a ficarem localizadas nas regiões do Algarve e Vale do Tejo que se encontram atualmente em desenvolvimento.

“Este ano, num leilão fechado, ficou mais uma vez demonstrada a competitividade das energias renováveis, que representam o principal vetor para se conseguir a descarbonização e eletrificação da economia”, salienta a Iberdrola em comunicado.

Além do solar e eólica, o grupo espanhol continua a construir o complexo hidroelétrico do Tâmega, com a construção de três barragens: Gouvães, Daivões e Alto Tâmega.

No total, este projeto tem uma potência de 1.158 MW num investimento superior a 1.500 milhões de euros. Segundo a empresa, as centrais de Gouvães e Daivões entrarão em funcionamento em 2021, “conforme previsto”.

Este projeto vai aumentar em 6% o total da capacidade de produção de energia elétrica no país e vai fornecer “energia limpa a 440 mil casas portuguesas”.

“A empresa renova assim a aposta no mercado português da eletricidade, onde é líder no segmento de grande consumo e industrial com uma quota de mercado de 28% e uma carteira de cerca de 400 mil clientes de eletricidade e gás. Além disso, a empresa possui a terceira maior fatia de clientes de energia elétrica do país (5,9%) e a segunda maior em consumo (5,7%)”, segundo a elétrica espanhola.

REVISTAS

Siga-nosProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial