Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Motores IE3 e IE4: pilares de uma indústria focada em eficiência energética

O Instalador08/08/2020
A 1ª fase do Regulamento (UE) 2019/1781 entrará em vigor no espaço de um ano, mas para melhorar os níveis de eficiência não basta substituir os motores, o sistema deve ser tratado como um todo. A abordagem abrangente também significa a análise abrangente do consumo de energia de todo o sistema e dos seus componentes, para que as lacunas de eficiência possam ser resolvidas.
Imagen

Um dos objetivos da política ambiental da União Europeia é reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa e também (até o presente ano) reduzir os níveis de consumo de energia.

Como parte deste plano, a UE estabeleceu requisitos de conceção ecológica para motores elétricos e de velocidade variável e aprovou em 2019 um novo regulamento que deverá ser desenvolvido em duas fases, nas quais os motores IE3 e IE4 tornar-se-ão praticamente um standard.

Mas, embora a sua importância, a Eaton alerta para o facto da instalação de motores de alta eficiência não se traduzir automaticamente em eficiência energética real e otimizada, e destaca a importância de se ter em consideração o sistema completo para maximizar a eficiência energética.

O impacto que fará com que a indústria evolua para a eficiência energética

Atualmente, menos de um ano após a entrada em vigor da primeira fase do regulamento, ainda há uma grande parte da indústria que precisa de adaptar-se a ele.

Segundo dados da Agência Internacional de Energia (AIE), 40% do consumo global de eletricidade provém de motores elétricos. Se compararmos esse número com outras fontes, veremos como é uma quantidade notável: a iluminação, que é comumente conhecida como o grande consumidor de energia elétrica, representa 19%, menos da metade.

Dado esse número, é essencial melhorar os níveis de eficiência para reduzir o consumo e, portanto, as emissões de CO2 na atmosfera. "Graças a esse regulamento, o uso de motores IE3 e IE4 aumentará substancialmente, o que terá um impacto direto na eficiência energética do setor", explica Román Cazorla, responsável do segmento MOEM da Eaton Iberia.

“No entanto, a instalação de motores de alta eficiência não se traduz automaticamente em eficiência energética real e otimizada, mas há outros fatores que devem ser considerados ao projetar um sistema como este; levar em consideração o sistema completo é crucial para maximizar a eficiência energética”, acrescenta.

Uma abordagem abrangente para a eficiência do sistema

Além de selecionar um motor eficiente, existem outras duas abordagens a serem consideradas para reduzir o consumo de energia do sistema: controlo de velocidade com tração variável em vez de um acelerador mecânico e otimização geral.

Para aumentar efetivamente a eficiência de um sistema, portanto, não é suficiente substituir componentes individuais por produtos mais eficientes; o sistema deve ser considerado como um todo. Os melhores resultados só podem ser alcançados na interação perfeita de todos os componentes e na seleção da solução de automação correta para o aplicativo em questão.

“A abordagem abrangente também significa a necessidade de uma análise abrangente do consumo de energia de todo o sistema e dos seus componentes, para que as lacunas de eficiência possam ser identificadas e resolvidas com as ferramentas mais apropriadas”, acrescenta aquele responsável da Eaton Iberia.

E conclui, “A regulamentação que entrará em vigor no próximo ano é a base, mas tanto os fabricantes quanto os instaladores e a própria indústria, devem procurar dar um passo adiante para implementar com sucesso a diretiva para o meio ambiente”.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.VulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial