Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Conectar sensores de infraestrutura tornará a condução autónoma mais segura e eficiente

Carros e infraestrutura trabalham juntos na condução autónoma urbana

O Instalador21/07/2020
Projeto de pesquisa MEC-View apresenta as suas conclusões.
Imagen

Peões tapados por veículos, ciclistas que passam à frente do carro, autocarros que se aproximam de repente: gerir o tráfego numa cidade pode tornar-se rapidamente uma tarefa difícil.

De todas as coisas, a iluminação de rua pode ser aquilo que torna o tráfego urbano mais seguro e fornece aos veículos autónomos uma visão geral da situação do trânsito.

Foi este o tema do projeto de pesquisa MEC-View. O projeto exigia que as luzes da rua fossem equipadas com sensores de vídeo e sensores lidar, que usavam tecnologia móvel avançada para fornecer aos veículos informações críticas em tempo real, permitindo detetar obstáculos - sejam outros carros, bicicletas ou peões - de forma rápida e fiável.

Após mais de três anos de desenvolvimento, o projeto está pronto para apresentar as suas conclusões. Os parceiros do projeto, que receberam 5,5 milhões de euros de financiamento por parte do Ministério Federal Alemão da Economia e Energia (BMWi), foram a Bosch, líder do consórcio, juntamente com a Mercedes-Benz, Nokia, Osram, TomTom, IT Designers e as universidades de Duisburg-Essen e Ulm. O parceiro associado do projeto foi a cidade de Ulm, que nos últimos três anos tem sido o campo de testes para os sensores nas luzes da rua e para a tecnologia de conectividade.

As perceções obtidas no projeto serão agora utilizadas para desenvolver ainda mais a tecnologia automóvel, a condução autónoma e a tecnologia móvel. Além disso, a infraestrutura que o projeto construiu estará agora disponível para ser utilizada por outros projetos de pesquisa.

Imagen

Visão de longo alcance

Atingindo até seis metros de altura, as luzes da rua elevam-se acima do tráfego rodoviário. Elas têm uma visão precisa, por exemplo, do que acontece nos cruzamentos movimentados, e é um conhecimento como esse que os veículos autónomos vão precisar no futuro.

Embora os sistemas de sensores de um veículo - câmaras, radares e sensores de lidar - ofereçam uma visão precisa de 360 graus, a visão do solo - somente do veículo - nem sempre é suficiente para que este detete um peão que possa estar a ser ocultado por um camião, um veículo a surgir de uma entrada oculta ou um ciclista que se aproxima por trás e muda de faixa rapidamente.

“Como o veículo em si não pode ver através das curvas ou das paredes, usamos os sensores das luzes da rua para ampliar o campo de visão dos sensores”, afirma Rüdiger Walter Henn, que lidera o projeto MEC-View no consórcio liderado pela Bosch.

Os parceiros do projeto desenvolveram o hardware e o software correspondentes para esse fim; o sistema processa as imagens e os sinais dos sensores de infraestrutura, combina-os com mapas digitais de alta resolução (mapas HD) e os transmite ao veículo através do ar.

Nesse momento, os dados são combinados com as informações do sensor do veículo para criar uma imagem precisa da situação, incluindo todos os utilizadores relevantes da estrada.

foto

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial