Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Consumidores no mercado liberalizado de gás natural aumentaram 3,5% em maio

O Instalador16/07/2020

A ERSE publicou no seu site o Boletim do Mercado Liberalizado de Gás Natural relativo a maio de 2020.

Imagen

O mercado livre de gás natural alcançou um total acumulado de cerca de 1,259 milhões de clientes em maio de 2020, refletindo um crescimento líquido na ordem dos 2 mil clientes face ao mês anterior. Esta evolução representa ainda um crescimento de aproximadamente 3,5%, comparativamente ao período homólogo do ano anterior.

Em termos de consumo, verificou-se um decréscimo de 325 GWh face a abril de 2020, atingindo 41 366 GWh em maio, o que equivale a um decréscimo de 0,8% face ao mês anterior e de 1,9% relativamente ao mês homólogo de 2019. O consumo no mercado liberalizado representava em maio de 2020 cerca de 98% do consumo global registado em Portugal continental.

De realçar que a totalidade dos grandes consumidores já se encontra no mercado livre. Já a percentagem de consumo do segmento de clientes industrias no ML representava no mês de maio cerca de 96% do consumo total do segmento.

Quanto a quotas de mercado, a Galp manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em consumo (60%), enquanto a EDP Comercial continuava a liderar em número de clientes (52%), apesar da quebra que tem registado desde maio de 2019.

Nos segmentos de clientes industriais (55%), a Galp mantém-se no topo do ranking, apresentando um aumento da sua quota em 0,7 p.p., e no segmento dos grandes consumidores (64%), aqui com uma redução da quota em 0,4 p.p..

Por seu turno, a EDP manteve-se como principal comercializador nos segmentos das PME (49%), apresentando um aumento de 1,1 p.p. da sua quota, e no segmento residencial (52%), onde apresentou uma redução de 1,7 p.p. da sua quota.

A concentração de mercado em número de clientes tem-se igualmente reduzido desde maio de 2019, mês em que ocorreu uma redução ligeira de 0,1 p.p. da concentração de mercado em termos de consumo face ao mês precedente.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial