Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Parceria com WBCSD e outras nove multinacionais

LeasePlan dá mais um passo para ajudar as empresas a alcançar as Zero Emissões em 2030

O Instalador16/07/2020
O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) em parceria com dez multinacionais, entre elas a LeasePlan, lançou um guia - 'Corporate EV adoption guide' - para auxiliar a transição das empresas para a mobilidade elétrica.
Imagen

O 'Corporate EV adoption guide' é um guia online, alojado aqui, que se foca essencialmente nos veículos 100% elétricos, mas também refere outras alternativas de motorização, como Híbridos Plug-In (PHEV) e veículos movidos a células de combustão de hidrogénio (FCEV).

A eficiência energética da motorização elétrica, os benefícios ao nível dos custos e o potencial de descarbonização são outros dos pontos abordados.

“O guia é mais uma importante ferramenta no apoio à transição para veículos elétricos, num momento em que a mobilidade elétrica mostra sinais de aceleração em Portugal e no mundo. O aumento crescente da quota de mercado, o fim do período transitório dos carregamentos gratuitos desde o dia 1 de julho, que inaugura uma nova era de carregamentos pagos nos postos de carregamento normal (PCN) de acesso público, são tudo sinais que antecedem a fase de crescimento e disseminação da mobilidade elétrica e que confirmam a necessidade de oferecer informação a empresas e particulares que mostrem interesse em mudar”, refere Pedro Pessoa, Diretor Comercial da LeasePlan.

Muito simples de navegar, o guia está dividido em duas partes: uma de enquadramento em que se destacam as principais razões para a transição para veículos elétricos, como a redução de custos, a melhoraria da qualidade do ar e a saúde dos cidadãos, bem como a contribuição para a proteção do ambiente; e uma segunda parte mais extensa e detalhada, onde se encontra cada uma das quatro fases da transição para o veículo elétrico.

Na primeira fase, de Iniciação, identificam-se as oportunidades de transição: concretamente, seleciona-se os veículos disponíveis do mercado, identificam-se os subsídios ou benefícios fiscais associados e, muito importante, antecipa-se como será efetuado o carregamento desses veículos.

Na segunda fase, de Preparação, sugere-se que o gestor de frota suporte a sua decisão em estudos de transição para a mobilidade elétrica. Sobre esta fase, para além de inúmeros estudos dirigidos a clientes que já começaram já o caminho da transição, como é exemplo o estudo Motorizações 2.0, publicado em dezembro de 2019), a LeasePlan conta já com muita experiência que permite ajudar as empresas a fazer um mapeamento das responsabilidades de todos os stakeholders envolvidos, bem como identificar as empresas que podem ser parceiras no desafio transição (fornecedores de carregadores, instaladores, comercializadores de energia, etc.).

Na terceira fase, de Implementação (que, de preferência, deverá contar com um projeto piloto), procede-se ao desdobramento da infraestrutura de carregamento, necessariamente preparada antes da receção dos veículos. Nesta fase, é muito importante formar, educar e motivar os colaboradores para a transição, bem como recolher e acompanhar alguns indicadores que asseguram a melhor transição possível.
Como último passo, na quarta fase, é recomendada a Avaliação de métricas que coloquem as empresas a competirem saudavelmente para o benchmark do seu setor de atividade, proporcionando a inovação e colhendo os benefícios práticos de ter uma frota elétrica.

De referir ainda que todo o website do WBCSD tem ligações a fontes muito úteis, com destaque para os casos práticos de empresas que já efetuaram esta transição.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)VulcanoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial