Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

EIT InnoEnergy investe 12 milhões de euros em inovação energética em Portugal e Espanha

Redação Induglobal25/06/2020
A organização terminou 2019 com o investimento em mais de 50 startups com uma avaliação de mercado que ultrapassa os €140 milhões em Espanha e Portugal.
Imagen

A EIT InnoEnergy, o motor da inovação e do empreendedorismo em energia sustentável na Europa, acaba de anunciar que prevê terminar o exercício de 2020 com um investimento de 12 milhões de euros para impulsionar e desenvolver projetos liderados por empresas inovadoras em Espanha e Portugal, principalmente nos domínios das energias renováveis, mobilidade, armazenamento, eficiência energética e hidrogénio.

Uma parte substancial do investimento financeiro e dos recursos empresariais destinar-se-á ao impulsionamento do crescimento dos ativos que já fazem parte da carteira da InnoEnergy. A empresa anunciou também retornos de investimentos anteriores e de atividades de gestão do ecossistema da Península Ibérica que ascendem a 3,5 milhões em 2019, valor que espera poder igualar este ano, apesar do impacto da Covid-19 nas suas atividades.

Segundo Mikel Lasa, CEO da EIT InnoEnergy Iberia, “acreditamos que o nosso investimento dará um forte impulso à transição energética em Espanha e Portugal, precisamente num momento-chave em que é necessário apostar na recuperação económica após a crise sanitária da COVID, concentrando os esforços na nova economia”.

Medidas para enfrentar a pandemia

Precisamente perante a crise provocada pela Covid-19, a EIT InnoEnergy tomou diferentes medidas para enfrentar a pandemia e ajudar a recuperação económica e social. Por um lado, saudou a iniciativa da UE e do Instituto Europeu de Tecnologia (EIT) de investir 60 milhões de euros no ecossistema de inovação da Europa, através das comunidades de conhecimento e inovação do EIT.

Além disso, a partir da EIT InnoEnergy, foram realizadas diferentes ações para atender aos grupos mais vulneráveis do ecossistema de inovação, contactando mais de 300 novas empresas, 400 parceiros, 50 investidores, 27 acionistas e 400 estudantes. Mais precisamente, no que diz respeito aos membros do próprio ecossistema da EIT InnoEnergy, foi realizada uma auditoria exaustiva dos seus planos de negócio posteriores à Covid, ativando diversas ações de apoio e de acesso a novas medidas de apoio.

A EIT InnoEnergy aproveitou a ocasião para fazer o balanço do seu exercício anterior na Península Ibérica. Em 2019, o portfolio da empresa conseguiu ultrapassar pela primeira vez o número de 50 startups em Espanha e Portugal. A atividade dessas empresas gerou receitas de mais de 24 milhões de euros.

Além disso, as empresas captaram financiamento no valor de 15 milhões de euros, tanto de fundos públicos como de privados, gerando mais de 150 novos postos de trabalho. De todas as empresas que fazem parte do ecossistema do InnoEnergy Iberia, as que conseguiram um maior financiamento são a RVE.Sol, a FlexiDAO, a Gas2Move, a X1Wind, a Prodone e a Nabrawind.

A EIT InnoEnergy conta com cerca de uma década a gerir e investir fundos próprios e do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia em aceleração e crescimento de startups inovadoras, exclusivamente no campo da transição energética. Ao nível europeu, atualmente é a maior aceleradora neste setor.

O grupo conta com mais de 430 partners e proporciona apoio a 450 empresas na Europa. Até agora, a aceleradora conseguiu um investimento de 1,7 mil milhões de euros e tem uma previsão de vendas para este ano de 2020 de 4 mil milhões de euros.

Até ao momento, vendeu um total de 277 startups, 80% das quais estão a exportar os seus produtos. Além disso, conta com um total de 126 produtos em comercialização no mercado e com 98 patentes obtidas.

A EIT InnoEnergy

A EIT InnoEnergy é o motor da inovação e empreendedorismo em energia sustentável na Europa.

Com três linhas de negócio: programas educativos, projetos de inovação colaborativos e apoio a startups, disponibiliza apoio e investimento em inovação em cada fase do percurso.

Fundada em 2010, conta com o apoio do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). Possui 22 acionistas e trabalha com mais de 400 associados e parceiros de projetos em toda a Europa, nos domínios da educação, inovação e empresarial.

As suas atividades são geridas através dos seus escritórios territoriais que se localizam no Benelux, Europa de Leste, França, Alemanha, Península Ibérica e Escandinávia. Dispõe de uma extensa rede de parceiros que representam as indústrias, centros de investigação e universidades de primeiro nível em toda a Europa.

Na Península Ibérica, a EIT InnoEnergy investiu, durante os seus primeiros 9 anos de existência, mais de 70 milhões de euros na construção de um ecossistema de inovação e na aceleração de empresas e projetos inovadores relacionados com a transição energética. Atualmente é um dos ecossistemas mais importantes do setor e conta com mais de 50 startups e parceiros empresariais, como, por exemplo, Naturgy, ESADE, IREC, UPC, Técnico Lisboa, Iberdrola, Galp Energia, EDP, Tecnalia, ENEL, Acciona, Enagas, Repsol, Red Eléctrica de España e PortGas. Também disponibiliza formação especializada no domínio energético, sendo um dos intervenientes mais importantes a nível educativo neste setor.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSoliusDaikin - Ar CondicionadoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial