Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Mina do Barroso: entrega de estudo de impacte ambiental

O Instalador01/06/2020

A Savannah submeteu esta segunda-feira, 1 de junho, à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) o relatório síntese do Estudo de Impacte Ambiental (EIA), bem como o Plano de Lavra, em fase de estudo prévio, para o seu projeto de exploração de lítio na Mina do Barroso.

Imagen

A entrega dos dois documentos representa o culminar de cerca de 18 meses de trabalho em conjunto com consultores ambientais especializados, na recolha de dados, análise, desenho e planeamento de todo o projeto, tal como nas melhores soluções para a eliminação ou mitigação de eventuais impactes.

O Estudo de Impacte Ambiental, da responsabilidade da Visa Consultores, elenca todos os aspetos da exploração mineira ao longo da vida útil da mina, desde os planos de intervenção até ao projeto final de recuperação ambiental no encerramento da exploração. Tem por base os hábitos e modo de vida da comunidade local, a ruralidade da região, a importância da agricultura, a qualidade da água e do ar, entre muitos outros fatores determinantes num estudo exaustivo que apresenta resultados concretos e precisos sobre a área da concessão e onde são apresentados a situação de referência e as medidas que evitam, minimizam ou compensam os eventuais impactes negativos.

Após um período preliminar de apreciação da conformidade por parte da APA, o EIA e o Plano de Lavra entram em consulta pública, para discussão por todas as partes interessadas. A equipa técnica da Savannah e os seus consultores realizarão uma ronda abrangente de envolvimento com as partes interessadas, mantendo-se a trabalhar e totalmente disponíveis para responder a todas as consultas e solicitações de informações adicionais por parte da APA.

Imagen

David Archer refere que “estamos satisfeitos com a entrega destes dois documentos, que apresentam de forma clara e transparente um conjunto de evidências baseadas em factos que mostram que Mina do Barroso pode ser um projeto de baixo impacte, que minimiza as perturbações no ambiente natural e nas comunidades locais, enquanto maximiza os benefícios socioeconómicos muito significativos, que o projeto pode trazer para a região e para Portugal como um todo”.

O CEO da Savannah aponta, ainda, para a mudança de paradigma da mobilidade atual, que leva a que o projeto da Mina do Barroso ganhe uma relevância maior no panorama da indústria mineira portuguesa, podendo tornar-se num dos projetos com maior importância a nível europeu.

“Estamos comprometidos em desenvolver e operar a Mina do Barroso de forma responsável e sustentável, para que o lítio do projeto entre na cadeia de fornecimento de baterias com uma pegada de carbono mínima e, assim, agregue um claro benefício ambiental claro de longo prazo a um recurso essencial para a sustentabilidade económica e combate às alterações climáticas”, acrescenta.

David Archer deixa ainda um agradecimento a todos aqueles que “trabalharam tão diligentemente nestes relatórios críticos do projeto, numa altura de grandes restrições causadas pela pandemia do novo coronavírus”.

A Savannah Lithium, 100% subsidiária da Savannah Resources, é uma empresa de prospeção mineira que, desde 2017, tem desenvolvido todos os estudos necessários para o desenvolvimento de um projeto de exploração de feldspato litinífero e subsequente produção de concentrado de espodumena na Mina do Barroso, cuja concessão existe desde 2006.

REVISTAS

Siga-nosVulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial