Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Quinta Vale D. Maria contribui para a retenção de 6,5 toneladas de CO2

21/05/2020
A Quinta Vale D. Maria contribuiu, em 2019, para a retenção de 6,5 toneladas de CO₂, através da utilização de rolhas de cortiça natural. Os dados são da Corticeira Amorim no âmbito do seu projeto de sustentabilidade.
Imagen

Numa altura em que a neutralidade carbónica se apresenta como um dos desafios da sociedade para garantir a preservação do Planeta Terra, a marca Quinta Vale D. Maria desenvolve uma atividade com impacto positivo na regulação do clima, tendo contribuído, em 2019, com a retenção de 6,5 toneladas de CO₂, através da utilização de rolhas de cortiça natural. Estes resultados decorrem de estudos sobre a retenção de CO₂, desenvolvidos pelas consultoras PricewaterhouseCoopers e Ernst & Young, no âmbito do projeto de sustentabilidade da Corticeira Amorim.

Além do seu contributo para a pegada de carbono, através da utilização de rolhas de cortiça natural, a Quinta Vale D. Maria, no Cima Corgo, adotou um conjunto de medidas em prol da sustentabilidade do meio ambiente, como a mobilização do solo das vinhas com recurso a cavalos, a plantação de espécies autóctones arbustivas e arbóreas para aumentar a dimensão dos corredores ecológicos, refúgios de biodiversidade entre as vinhas, a utilização de uma alfaia limpa-bermas que permite o corte de ervas nos taludes minimizando, deste modo, a necessidade de utilização de herbicidas ou ainda a preservação e construção de muros de pedra posta que ajudam a fomentar os refúgios de biodiversidade entre as vinhas.

Na outra propriedade detida no Douro, neste caso no Douro Superior, a Quinta Vale do Sabor, a água da chuva é recuperada, em charcas, para posterior utilização. Esta prática reveste-se da maior importância se atendermos às alterações climáticas e ao facto do Douro ser uma região onde a água é um bem escasso.

Além disso, na Quinta Vale do Sabor são realizados enrelvamentos com espécies gramíneas e leguminosas, dependendo do vigor da parcela, promovendo uma proteção contra a erosão e, em simultâneo, um aumento da fertilidade e vida dos solos. Também aqui são plantadas espécies arbustivas e arbóreas na bordadura das árvores, promovendo a descontinuidade da vinha e intercalando assim os corredores ecológicos.

Finalmente, são efetuadas análises regulares às vinhas, através de drones, de modo a obter informações acerca do vigor e stress hídrico das mesmas. Esta informação possibilita que se intervenha nas vinhas apenas em caso de necessidade e de forma muito circunscrita.

Os vinhos Quinta Vale D. Maria são assim o reflexo de uma viticultura sustentável, que respeita o meio ambiente e o terroir onde são produzidos.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusProfei, S.L.Siga-nosDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial