Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Cidades inteligentes

ISQ apresenta diagnóstico para performance das cidades

O Instalador14/04/2020

O FICIS´2020, fórum internacional de comunidades inteligentes e sustentáveis, começou esta terça-feira e prolonga-se até dia 16 de abril. O debate sobre 'The Future Cities” será transmitido Online via Livestream no Facebook e visa o reforço da notoriedade das cidades e a sua afirmação enquanto polos de atração com base na inovação para o bem-estar e felicidade das comunidades.

Imagen
Pretende mostrar uma abordagem integrada e transversal dos principais avanços e perspetivas que permitem responder às necessidades das comunidades do presente e do futuro.
O ISQ vai participar no dia 16, na sessão 'Smart Energy & Urban Environment', com o tema 'Metabolismo e Performance das Cidades'.
No enquadramento atual, e “numa fase pós-COVID, será ainda mais importante esta abordagem, usando indicadores que permitam diagnosticar o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida e a capacidade de reinvenção das cidades. O ISQ desenvolveu uma metodologia que permite, através destes indicadores definidos pela Norma NP ISO 37120, uma análise holística ao desenvolvimento sustentável das cidades e das regiões”, esclarece Anabela Bento, especialista do ISQ em smart cities e sustentabilidade.
O serviço do ISQ permite um diagnóstico inicial e avaliação do desempenho da cidade ao abrigo da Norma NP ISO 37120 – Desenvolvimento Sustentável e Indicadores para os Serviços Urbanos e Qualidade de Vida. Sendo parte integrante de uma nova série de normas internacionais em desenvolvimento para uma abordagem holística e integrada ao desenvolvimento sustentável e à resiliência, o conjunto de indicadores da Norma NP ISO 37120 (Economia, Educação, Energia, Ambiente, Finanças, Resposta a incêndios e a emergências, Governança, Saúde, Recreio, Segurança, Alojamento, Resíduos, Telecomunicações e Inovação, Transportes, Planeamento urbano, Águas residuais, Água e saneamento) fornece uma abordagem uniforme ao que é medido e à forma como essa medição é realizada. Estes indicadores são utilizados para acompanhar e monitorizar o progresso do desempenho da cidade e até da região, de modo a obter um desenvolvimento sustentável caracterizado.
Esta metodologia garante uma análise contínua do desempenho da cidade, conseguindo orientar o seu desenvolvimento através da medição da gestão de desempenho, o que permite um planeamento estratégico mais eficaz e suporta da tomada de decisão para o desenvolvimento de políticas públicas e de definição de prioridades, com a possibilidade de partilha das melhores práticas implementadas, integrada numa política de transparência com os cidadãos.
“Este diagnóstico permite ainda a alavancagem do financiamento e reconhecimento do governo nacional e de entidades e empresas internacionais. Através do market intelligence e do business intelligence ter-se-á a oportunidade de analisar investimentos e de atrair o turismo. Isto permitirá às cidades e regiões a sua competitividade e desenvolvimento económicos”, reforça Anabela bento.

REVISTAS

Profei, S.L.VulcanoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial