Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Covid-19: estudo

Faculdade de Arquitetura do Porto estuda como a população olha para as casas

14/04/2020
A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) integra um estudo internacional que, com base num inquérito, visa perceber como é que a população “olha para as habitações e cidades” no contexto da pandemia da Covid-19.
Imagen

“Ao longo da história da habitação e das cidades, as alterações foram marcadas pela resposta às necessidades de higiene no contexto de pandemias. As condições sanitárias ou de ventilação foram sempre transformadas em função da resposta à necessidade de contenção e achamos que agora não será diferente”, afirma Filipa Guerreiro, docente da FAUP, citada pela Lusa.

Em declarações à Lusa, a docente explicou que o estudo internacional, intitulado Cidades Emergentes, visa, através de um inquérito 'online' anónimo e acessível a toda a população, “aferir o impacto do isolamento social neste contexto da pandemia e o impacto do nosso olhar sobre as cidades e habitação”.

"É um inquérito que se quer o mais diverso possível", referiu Filipa Guerreio, adiantando que o objetivo é que o mesmo seja respondido “por pessoas das mais diversas regiões do país e de contextos sociais e económicos diferentes”.

As características da habitação, a relação da habitação com o exterior, a dimensão da casa e dos seus compartimentos, a relação entre vizinhos e o funcionamento da cidade, são algumas das questões que vão ajudar os investigadores a “sistematizar a informação sobre a perceção que a população tem agora e acredita que deverá ter no futuro”.

“As pessoas estão numa situação delicada e muito sensíveis e críticas relativamente ao espaço onde estão, nunca olharam para a casa com um sentido tão crítico, por isso, este é um momento fundamental para perceber o impacto que a arquitetura e o trabalho dos arquitetos têm na vida das pessoas de uma maneira muito direta”, salientou.

O inquérito, que está disponível até ao dia 30 de abril e já decorre em Espanha, México, Peru e Equador, pretende por isso avaliar três perceções: o momento atual, aquilo que a população deseja para o futuro e o que acredita que será o futuro.

“Olharmos para esses aspetos é fundamental para termos um conhecimento mais informado e sistematizado, por forma a conseguirmos dar resposta a questões que até agora não se colocavam no plano das casas”, explicou.

Filipa Guerreiro adiantou que apesar da apresentação dos resultados estar ainda a ser discutida pelos vários membros do consórcio, os mesmos deverão ser “visto à luz do país e, depois, comparando entre países”.

Além da FAUP, o estudo que é coordenado pela Escuela de Arquitectura Cesuga-USJ da Corunha, conta também com a colaboração da Facultad de Arquitectura y Urbanismo de Lima e da Pontificia Universidad Católica de Perú (Peru), da Escuela de Arquitectura — Pontificia Universidad Católica de Ecuador -Campus Ibarra (Equador), da Escuela de Arquitectura, Arte y Diseño del Campus Querétaro del Tecnológico de Monterrey (México).

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial