Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Reduzir a intensidade energética do mundo, começando já hoje com os edifícios

Texto: Erik van Oossanen | Gestor do portefólio de aplicação de bombas de calor e chillers da Trane Europa03/04/2020
Por todo o mundo, sentimos cada vez mais as exigências para tomarmos medidas contra as alterações climáticas.
Erik van Oossanen
Erik van Oossanen

À medida que as temperaturas globais aumentam e as cidades se encontram mais povoadas, todos concordamos que reduzir a intensidade energética em todos os aspetos das nossas vidas não só é necessário, como é algo que requer uma ação imediata. As indústrias, como a do aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC), estão a começar a adotar um maior compromisso na redução da pegada de carbono. Felizmente, não precisamos de esperar por amanhã para começarmos a fomentar mudanças significativas.

Na Europa, os edifícios são responsáveis por 41% do consumo de energia e por 36% das emissões de carbono. Quase metade da energia utilizada em edifícios tem a ver com aquecimento ou refrigeração. É indiscutível que a eletrificação do aquecimento é a melhor forma de reduzir a utilização direta de combustíveis fósseis.

As tecnologias e as soluções já se encontram disponíveis. E as decisões ponderadas que tomamos hoje podem ter um impacto significativo na redução da pegada de carbono dos edifícios nas próximas décadas.

A solução correta passa por identificar a necessidade correta

Aquecimento, refrigeração, aquecimento durante a refrigeração, aquecimento ou refrigeração... Quando é necessário satisfazer as necessidades de aquecimento e refrigeração de um edifício é preciso tomar determinadas decisões. Por toda a Europa, assistimos a diferentes perfis de necessidades de aquecimento, e todos têm oportunidades de eficiência específicas.
Olhando para as necessidades de AVAC em edifícios, podemos identificar os seguintes perfis de aquecimento e refrigeração:
  • Apenas aquecimento: comum em pequenos escritórios e edifícios residenciais, maioritariamente em regiões com clima moderado. Menor conforto durante a altura do verão e, com as alterações climáticas e a maior consciencialização sobre o conforto, podemos observar o declínio deste mercado.
  • Aquecimento ou refrigeração: comum em pequenos edifícios que oferecem um menor conforto a meio da temporada.
  • Aquecimento durante a refrigeração: alguns edifícios requerem refrigeração durante todo o ano. O exemplo mais conhecido são os centros de dados, que também podem operar como fontes de aquecimento quando combinados com o aquecimento urbano. Podemos também pensar em hospitais (as ressonâncias magnéticas e outros instrumentos de aquecimento interno necessitam de refrigeração) e aplicações de processos.
  • Aquecimento e refrigeração: muitos edifícios necessitam simultaneamente de aquecimento e refrigeração ou durante um período de 24 horas. Qualquer edifício com um chiller em funcionamento durante o inverno (por exemplo, "chillers com free-cooling") também pode utilizar uma caldeira, o que resulta numa grande quantidade de energia desperdiçada. Por outras palavras: está na altura de redirecionarmos a energia.

Todos os exemplos listados acima permitem melhorias significativas na eficiência, bastando para tal selecionar a tecnologia de bombas de calor mais correta e, por vezes, até combiná-la com outras tecnologias. As bombas de calor também podem ser uma fonte de energia renovável, uma vez que utilizam a energia livre disponível existente no ar ambiente e em fontes de água subterrâneas. É por esta razão que a tecnologia de bombas de calor é considerada um dos principais elementos integrados na estratégia de aumento da quota de energias renováveis da União Europeia e na descarbonização da Europa.

Compreender as novas métricas de eficiência

As bombas de calor são uma tecnologia estabelecida e estão disponíveis nas quatro diferentes soluções. Enquanto que as soluções exclusivas de aquecimento requerem fontes de calor externas (sustentáveis) como o ar ou água (subterrânea), as aplicações simultâneas de aquecimento e refrigeração fornecem a oportunidade única de recuperar ou recolher energia que está disponível no mesmo edifício.

Muitos edifícios de serviços na Europa têm necessidades simultâneas de aquecimento e refrigeração. O aquecimento durante o verão pode ser necessário para a água quente sanitária ou para aquecer o edifício durante as primeiras horas do dia durante a primavera. A refrigeração durante o inverno é necessária para arrefecer processos internos (computadores, salas de servidores, etc.)

Redirecionar energia integrando sistemas de aquecimento e refrigeração é uma oportunidade muitas vezes ignorada. Por exemplo, um hotel necessita de água quente sanitária, independentemente da época. Os hospitais requerem uma constante refrigeração em salas cirúrgicas durante todo o ano. Uma possível solução passaria por equipar o edifício com um chiller com recuperação de calor. O sistema fornece aquecimento quando há essa necessidade, durante a utilização, ou quando não é necessário em simultâneo, armazenando a energia de refrigeração através de bancos de gelo. Isto ajuda a que as necessidades de aquecimento e refrigeração estejam interligadas durante um período de 24 horas.

Conforme mencionado anteriormente, uma bomba de calor ar-água leva a energia do ar ambiente para dentro do edifício. A eficiência média de aquecimento de uma tal bomba de calor (SCOP ou Coeficiente de desempenho sazonal) é de aproximadamente 4. Por outras palavras, para cada unidade de entrada de alimentação, a bomba de calor pode gerar quatro unidades de aquecimento.

Muitos edifícios de serviços na Europa têm necessidades simultâneas de aquecimento e refrigeração. O aquecimento durante o verão pode ser necessário para a água quente sanitária ou para aquecer o edifício durante as primeiras horas do dia durante a primavera. A refrigeração durante o inverno é necessária para arrefecer processos internos (computadores, salas de servidores, etc.).

Mesmo quando o edifício não inclui essas mesmas fontes de calor internas, o aquecimento e a refrigeração ocorrem frequentemente, por exemplo, quando se arrefecem os lados do edifício que se encontram expostos ao sol ao mesmo tempo que se aquece o lado à sombra. O crescente isolamento térmico dos edifícios leva a um maior número de horas combinadas de aquecimento e refrigeração durante as várias estações. Estas necessidades de aquecimento e refrigeração permitem que sejam utilizadas ambas as extremidades de uma bomba de calor água-água. O sistema pode "recuperar" energia através de processos de refrigeração e redirecionar o calor quando e para onde é necessário. A eficiência desta tecnologia de bomba de calor água-água é maior do que a de uma bomba de calor ar-água, uma vez que é necessária menos energia para arrefecer água do que na extração de energia de aquecimento do ar ambiente.

A eficiência normal de tal bomba de calor água-água alcança um SCOP de 5 ou mais, o que significa que a capacidade de aquecimento é, pelo menos, cinco vezes superior ao consumo de energia elétrica. Como este tipo de sistema também fornece arrefecimento, o consumo de energia evitado de um chiller tradicional contribui para a poupança global. Tendo em conta que o arrefecimento e o aquecimento são fornecidos pela mesma fonte de alimentação, foi introduzida uma nova métrica de eficiência denominada "TER" (Total Energy Efficiency - Eficiência energética total). Um SCOP de 5 dá origem a um TER de 9, o que significa que uma unidade de entrada de alimentação fornece quatro unidades de arrefecimento e cinco unidades de aquecimento.
Para melhor compreender todas as oportunidades de recuperação de calor num edifício, é útil elaborar um diagrama de fluxo de energia desse mesmo edifício, bem como identificar todas as correntes de energia, especialmente as que podem estar a ser desperdiçadas. As águas residuais (saneamento) são um exemplo de energia desperdiçada. Existem estudos de caso interessantes sobre como "recuperar" energia de água do saneamento para fornecer aquecimento.

As soluções híbridas também resultam em ganhos de energia

Com a nova geração de refrigerantes HFC é possível atingir temperaturas de até 85 graus Celsius com sistemas de bombas de calor e água. Dito isto, a extensão destas temperaturas reduz a capacidade térmica destas bombas de calor, o que afeta o nível de investimento.
Para otimizar os custos de base e a eficiência energética anual dos edifícios, faz sentido pensar em sistemas híbridos. Os meios convencionais de aquecimento, quando são apenas aplicados a temperaturas de aquecimento em dias de inverno extremo, são bastante limitados em comparação com o consumo anual de energia. As soluções híbridas fornecem energia renovável e ajudam a reduzir consideravelmente a intensidade energética dos edifícios.

Com as tecnologias à nossa disposição para aumentar imensamente a eficiência dos edifícios, não devemos perder tempo a colocar em causa as oportunidades de que dispomos para ajudar a salvar o planeta. A variedade e a prontidão das soluções disponíveis colocam-nos numa boa posição para enfrentarmos os edifícios e as aplicações de hoje e de amanhã. Uma análise energética detalhada das cargas de aquecimento e arrefecimento e a identificação de oportunidades de recuperação e recolha de energia e das tecnologias disponíveis irá orientá-lo até à solução ideal que irá, indiscutivelmente, reduzir significativamente a intensidade energética do seu edifício.

Mãos à obra!

CITY Booster da Trane: aquecimento e arrefecimento compacto e com zero emissões de carbono

CITY é uma gama de chillers e de bombas de calor da Trane com menos de 400 kW concebidos para um aquecimento e arrefecimento eficientes de pequenos edifícios comerciais, hotéis, instalações de cuidados de saúde, processos industriais, etc.

Os produtos compactos CITY são 38% mais eficientes em carga parcial do que os requisitos de 2021 da Ecodesign, preparando os investimentos dos proprietários de edifícios para o futuro. São concebidos sem praticamente nenhum refrigerante com potencial de aquecimento global (GWP), R1234ze e utilizam energia renovável, fontes de água geotérmicas e águas residuais para fornecer capacidade de aquecimento até 80 graus Celsius.

As bombas de calor água-água CITY Booster da Trane fornecem água quente a temperaturas entre 50 e 80 graus Celsius, e são concebidas para aplicações como aquecimento a altas temperaturas, água quente sanitária, aquecimento urbano e cadeias de recuperação de calor. O CITY Booster da Trane obtém energia a partir de águas residuais ou sistemas geotérmicos entre 5 a 30 graus Celsius.

Isto é ideal para pequenos edifícios comerciais, hotéis, hospitais e processos industriais, uma vez que é compatível com os requisitos de sistemas de aquecimento convencionais (atuais) e oferece uma solução de aquecimento e arrefecimento segura e com menos de 1 GWP.

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial