Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Consulte o documento que a Ordem dos Engenheiros disponibiliza na sua página online

OE desenvolve recomendações para a prevenção do contágio por Covid-19 nos Estaleiros de Construção

O Instalador02/04/2020
São muitos os engenheiros e outros profissionais da fileira da construção que, apesar do contexto de adversidade relacionado com a situação de pandemia de Covid-19, continuam a trabalhar em obras públicas e privadas, incluindo a criação de infraestruturas de apoio ao combate da pandemia, permitindo que este setor, tão essencial para a economia nacional e responsável por uma fatia importante do PIB, não pare a sua atividade, com o consequente impacto na economia e de perda de postos de trabalho.
Imagen

Contudo, para que o setor mantenha a sua atividade, torna-se imprescindível que os donos de obra e as empresas estejam conscientes e informadas das medidas necessárias à prevenção do contágio, estendidas a toda a cadeia de subcontratação e por todos aqueles que diariamente desenvolvem atividade nos estaleiros.

Face a esta preocupação, partilhada por muitos profissionais de engenharia, e tendo em conta que a maioria das nossas empresas são PME’s que, pela sua dimensão, nem sempre têm capacidade para, por si, desenvolver planos de contingência, a Ordem dos Engenheiros (OE) decidiu desenvolver um documento que elenca recomendações, excecionais e temporárias, dirigidas a todos os atores envolvidos no ato de construir, para prevenir a possibilidade de contágio por SARS-CoV-2 (Covid-19), tendo em consideração as particularidades dos estaleiros de construção de obras.

As recomendações da Ordem dos Engenheiros sistematizam e desenvolvem 12 temas considerados essenciais neste período: condições de admissão de trabalhadores no estaleiro; cuidados a observar nos transportes para o estaleiro (transporte de trabalhadores, assim como de materiais); aprovisionamento de materiais e equipamentos necessários à implementação das medidas de proteção; lavagem das mãos; etiqueta respiratória; uso de máscaras ou viseiras; procedimentos de conduta e distanciamento social; instalações sanitárias e vestiários; cantinas ou locais de toma de refeições; escritórios e outras instalações; trabalhos na frente de obra; ligações úteis, com indicação de outras fontes informativas, nomeadamente recomendações ou legislação das entidades oficiais respeitantes ao período de quarentena.

Estas são questões sensíveis e críticas em contexto de estaleiros de obras, entendendo a OE que a atividade da construção pode e deverá continuar, acautelando devidamente a segurança dos trabalhadores, das empresas e da sociedade em geral.

Estas recomendações, que apenas pretendem ser um contributo dirigido às empresas, a quem compete tomar as medidas que entendam adequadas, não se sobrepõem às orientações do governo e demais autoridades e instituições com competências para o efeito, nem às que sejam emanadas pelas associações do setor.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSoliusProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial