Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

A importância da Cooperação

Texto: Miguel Lopes | Gestor IEP de Sistemas de Energia e Eficiência Energética17/03/2020
Vivemos numa era de evolução intensa com desafios constantes. Apenas os mais preparados e informados têm ao seu dispor as ferramentas certas para suportar a sua tomada de decisão face a uma gestão que se quer ajustada aos seus ativos.

Neste enquadramento, tornou-se imperativo existir uma colaboração intensa entre as mais diversas entidades, estas com saberes e experiências tão diversos quanto o exigido, para se garantir a complementaridade necessária face ao aperfeiçoamento/otimização do ativo sob intervenção.

Na implementação da termografia dinâmica o grande obstáculo para a sua concretização passa por gerar, da superfície da pá para o interior, um gradiente de temperatura homogéneo. Os métodos de inspeção termográfica explorados permitiram-nos obter resultados interessantes e conclusivos através de três processos de aquecimento diferentes

Neste espírito, o IEP foi desafiado para se envolver num trabalho pluridisciplinar que consistiu em mapear a superfície tridimensional exterior, identificar na superfície a posição e determinar a profundidade a que certas estruturas específicas se encontravam no interior de uma pá eólica. Para se concretizar esse conjunto de tarefas foram utilizadas diversas tecnologias, tais como termografia dinâmica, ultrassons e batimetria laser.

Na implementação da termografia dinâmica o grande obstáculo para a sua concretização passa por gerar, da superfície da pá para o interior, um gradiente de temperatura homogéneo. Os métodos de inspeção termográfica explorados permitiram-nos obter resultados interessantes e conclusivos através de três processos de aquecimento diferentes. Contudo esta identificação, por si só, não era suficiente para o resultado final pretendido.

Neste enquadramento, as três entidades que cooperaram neste trabalho, tinham por objetivo conseguir uma solução técnica que permitisse melhorar o desempenho aerodinâmico das pás eólicas em estudo. Assim, a componente de termografia, que o IEP domina, em colaboração com a outra empresa do Grupo, a AJLima, conseguimos localizar a posição e a profundidade a que se encontravam certas estruturas no interior do elemento sob análise. Uma terceira entidade, especialista em reconstrução 3D através de batimetria laser, conseguiu determinar com exatidão a estrutura externa da pá sob estudo.

Figura 1. Termografia dinâmica numa pá de um aerogerador. Foto: IEP

Figura 1. Termografia dinâmica numa pá de um aerogerador. Foto: IEP

Como resultado desta colaboração foi efetivamente possível identificar as duas zonas onde a estrutura superior é ligada à estrutura inferior, medimos a sua espessura nessas zonas e na sua vizinhança e também foi possível reconstruir a pá obtendo um modelo 3D para posterior intervenção.

Esta cooperação e colaboração de entidades especialistas nas suas áreas de atividade permite que a indústria evolua de forma mais rápida e assertiva, contribuindo de um modo factual para equipamentos eólicos mais eficientes e para uma maior descarbonização da economia.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosSoliusProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial