Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

IRENA convida governos e promotores de projetos a registarem os seus projetos de energia sustentável

O Instalador09/03/2020

A iniciativa reflete a contribuição da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA) para a Plataforma de Investimento Climático, que visa alinhar os capitais disponíveis às oportunidades de projetos.

Imagen

Uma iniciativa histórica lançada por uma coligação de parceiros intergovernamentais na ocasião de Ação Climática da Organização das Naçoes Unidas (ONU), em setembro de 2019, já está plenamente operacional.

A contribuição da IRENA para a Plataforma de Investimento Climático (CIP), desenvolvida em resposta às necessidades de países para atrair investimentos de baixo carbono e resilientes aos efeitos climáticos, convida investidores financeiros, governos e proprietários de projetos de energia renovável a registarem seus projetos no portal.

Durante o lançamento do portal, foi iniciado o processo de adesão para as instituições financeiras como bancos multilaterais e agências de desenvolvimento e esta oportunidade permanece aberta para os parceiros interessados em aderir à iniciativa.

A IRENA, juntamente com seus parceiros, SEforAll, PNUD e o Green Climate Fund, lançou a CIP com o objetivo de aumentar o fluxo de capital para os países em desenvolvimento e ampliar o desenvolvimento de projetos de energia renovável para atender às ambições climáticas. Desde então, vários bancos multilaterais de desenvolvimento, instituições financeiras internacionais e investidores privados, com crescente interesse em promover a transformação energética nos países em desenvolvimento, tornaram-se parceiros da iniciativa.

“Viabilizar o financiamento necessário é essencial para acelerar a transformação energética global em vista às metas climáticas e de desenvolvimento sustentável”, disse o diretor geral da IRENA, Francesco La Camera. “Os recursos necessários para acelerar essa transformação estão disponíveis, e podem ser canalizados para fins de projetos promissores e com impacto".

"A Agência adotou uma estratégia orientada para ações de implementação para ajudar os paises em vias de desenvolvimento a obterem financiamento necessário para alcançar as metas climáticas, enquanto asseguram um desenvolvimento social e económico sustentável, ” continuou La Camera.

“Com vários parceiros de referência já a participarem na plataforma, investidores, governos e promotores de projetos são convidados a participar e incentivados a avançar e apresentar planos relevantes de energia de baixo carbono e oportunidades de investimento".

A fim de apoiar ainda mais a implementação da CIP, IRENA organizará uma série de fóruns de investimento regionais projetados para facilitar o intercâmbio entre governos e promotores de projetos registados na CIP, com os parceiros financeiros da CIP, no intuito de identificar áreas de cooperação e fortalecer a capacidade dos tomadores de decisão a desenvolver ambientes favoráveis ​​para investimentos em energia renovável.

Projetos de energia renovável, projetos de redes que estejam relacionados a energia renovável e projetos de eficiência energética podem ser considerados para apoio.

Os fóruns de investimento serão organizados em torno de 14 regiões, permitindo que as atividades sejam ajustadas às necessidades específicas dos países. São 5 sub-regiões em África, 4 na Ásia e 2 na América Latina, juntamente com arquipélagos nas regiões do Caribe, Ilhas do Pacífico e Sudeste Europeu.

Os proprietários de projetos podem registar os seus projetos nesta plataforma em conformidade a cada um dos fóruns sub-regionais de investimento.

As instituições financeiras interessadas podem tornar-se parceiras da IRENA através da plataforma.

Sobre a IRENA

A IRENA é uma organização intergovernamental que apoia os países na sua transição para um futuro energético sustentável e serve como a principal plataforma para a cooperação internacional, um centro de excelência, e um repositório de conhecimento de políticas, tecnologias, recursos e instrumentos financeiros sobre energias renováveis.

Com 160 Membros (159 Estados e a União Europeia) e outros 23 países em processo de adesão e ativamente envolvidos, a IRENA promove a adoção generalizada e utilização sustentável de todas as formas de energia renovável, incluindo a bioenergia, geotérmica, hidroelétrica, oceânica, solar e eólica, na busca do desenvolvimento sustentável, acesso à energia, segurança energética e crescimento e prosperidade económica com baixas emissões de carbono.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial