Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Eficiência energética no setor industrial é a alavanca da mudança

O Instalador03/03/2020
Setor industrial é um dos principais consumidores de energia em Portugal e, por isso, um dos setores que deverá de forma mais firme assumir o compromisso com a eficiência energética para reverter essa situação. A digitalização das fábricas e dos seus processos de produção trouxe consigo a oportunidade de aumentar não apenas a competitividade, mas também eficiência e sustentabilidade num novo nível, tudo graças à automação de processos. A IoT e a IIoT ganharam destaque sem precedentes.
Imagen
A eficiência energética tornou-se um objetivo principal em todos os setores. Não é de surpreender que o novo Pacto Verde Europeu, o roteiro para alcançar a descarbonização da economia europeia com a qual a União Europeia deseja tornar-se o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050, já coloque a eficiência como uma das suas principais linhas de ação.
Nesse contexto, a Eaton, especialista em soluções energéticas, destaca o setor industrial como um dos principais consumidores de energia do nosso país e, por isso, um dos setores que deverá de forma mais firme assumir o compromisso com a eficiência energética para reverter essa situação.

Especificamente, este setor é responsável por 30% do consumo final de energia, segundo a ADENE. Nesse sentido, a nova diretiva de projeto ecológico da UE, que entrará em vigor em 2021, oferece economia de energia adicional na indústria de fabricação de máquinas (em especial para motores elétricos e reguladores de velocidade).

Por ocasião do dia de eficiência energética, que se celebra a 5 de março, a Eaton, empresa que atua na área da gestão de energia, lembra que a digitalização das fábricas e dos seus processos de produção trouxe consigo a oportunidade de aumentar não apenas a competitividade, mas também eficiência e sustentabilidade num novo nível, tudo graças à automação de processos. Nesse cenário, a IoT e a IIoT ganharam destaque sem precedentes.

Segundo o último relatório da Mordor Intelligence, o mercado de IoT aplicado ao setor de energia crescerá nos próximos cinco anos a uma taxa média de 17,24%, atingindo 39.090 milhões de dólares em 2025. É precisamente na produção e no setor de manufatura onde a maior parte da tecnologia IIoT está a ser implementada. Ao serem conectadas ao software de gestão, as máquinas habilitadas para IIoT são capazes de antecipar possíveis problemas e resolvê-los, graças à sua inteligência superior, conectividade e recursos de gestão.
Román Cazorla, responsável do segmento MOEM da Eaton Iberia, considera que “a disponibilidade de benefícios como interconexão e comunicabilidade entre dispositivos; gestão da Cloud, monitorização constante e inteligente ou simplesmente melhorias na visualização de dados e gestão de máquinas por meio de tecnologias capacitivas oferecem inúmeras vantagens e oportunidades quando se trata de melhorar a gestão de processos industriais e, portanto, a eficiência fábricas de energia na sua totalidade. É precisamente na inovação da eficiência que, desde fabricantes até legisladores, devemos colocar nos seus ombros a pressão a favor de um cenário cada vez mais verde ”.
Um exemplo dessa inovação é o nanocontrolador easyE4, apresentado recentemente pela Eaton para facilitar ao máximo as tarefas de controlo, graças a uma interface Ethernet integrada que também oferece acesso à Internet das Coisas Industrial (IIoT).
O potencial da economia de energia oferecido pelas novas tecnologias no setor industrial é uma das grandes oportunidades da nova era digital. Procurar a eficiência energética no campo industrial é um passo essencial para tornar a indústria do futuro mais sustentável, através da oferta de soluções inteligentes que reduzem cada vez mais a procura por recursos e energia naturais não renováveis.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosVulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial