Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

APFAC e APICER elaboram nova tabela de prescrição de cerâmica e cimento cola

Novoperfil26/02/2020

A Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas e ETICS (APFAC) em colaboração com a Associação Portuguesa de Indústria e Cerâmica (APICER), elaboraram uma nova tabela de prescrição de cerâmica e cimento cola. Com a crescente divulgação de casos de desprendimentos e descolamentos das fachadas cerâmicas dos edifícios, a nova tabela vem garantir a escolha certa do adesivo para cada tipo de ladrilho.

Imagen

São cada vez mais frequentes as notícias nas quais são relatados casos de desprendimentos e descolamentos de

fachadas cerâmicas de prédios.

Para além da desvalorização/degradação dos edifícios e da má aparência dos mesmos, são também de equacionar os perigos para a segurança pública dos transeuntes da via pública bem como para automóveis e outros bens materiais.

Os problemas são depois transferidos para o apuramento de responsabilidades entre construtores/arquitetos/fornecedores de materiais cerâmicos/fornecedores de colas e cimentos cola em situações que podem ser de difícil resolução.

Seja qual for o apuramento, os condóminos cam sempre lesados, pelo menos até à resolução do problema.

Para garantir a durabilidade e a segurança do sistema “cerâmica-adesivo” em uso, a escolha correta do adesivo para um ladrilho específico, é fundamental.

A tabela seguinte foi elaborada tendo em conta o grau de compatibilidade do sistema “cerâmica-adesivo”, numa condição tradicional, sobre um suporte cimentício absorvente.

Tabela de equivalências entre classes de cerâmica e adesivos

Para garantir a durabilidade e a segurança do sistema “cerâmica-adesivo” em uso, a escolha correta do adesivo para um ladrilho especíco, é fundamental. A tabela seguinte foi elaborada tendo em conta o grau de compatibilidade do sistema “cerâmica-adesivo”, numa condição tradicional, sobre um suporte cimentício absorvente. Estes são os requisitos mínimos de acordo com a característica “absorção de água” da cerâmica, respeitando as normas EN 14411 e EN 12004.

Existem condições adicionais a ter em conta, que podem levar a alterar a seleção do sistema, tais como:

  • Dimensões (CxLxA), geometria e natureza das peças de cerâmica;
  • Natureza, absorção e deformabilidade do suporte (betão, cerâmica existente, gesso cartonado, madeira, metal, etc) onde o sistema será aplicado;
  • Ambiente de utilização (residencial, comercial ou industrial);
  • Usos específicos (Ambientes húmidos, exposição solar, etc).
Nestes casos devem ser consultados os prescritores.
foto

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosSoliusProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial