Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Prevê-se a criação de 15.000 novos postos de trabalho no início da sua atividade e até 40.000 num horizonte de 30 anos

Grupo Quadrante desenvolve estudos para criar importante terminal portuário no Brasil

O Instalador01/02/2020
Grupo é responsável pelos estudos de engenharia do novo porto e respetivo ramal ferroviário. Novo Terminal Portuário de Alcântara terá um impacto médio de 20% no PIB da região até 2048.
Imagen

O Grupo Quadrante, através da sua participada Viaponte, foi selecionada pela GPM (Grão-Pará Multimodal) para o desenvolvimento dos estudos de engenharia do novo porto de águas profundas, bem como do respetivo ramal ferroviário, localizados na Baía de São Marcos, no estado brasileiro do Maranhão.

O Novo Terminal Portuário de Alcântara destina-se não só à exportação de minério de ferro e de produtos agrícolas, mas também à importação de combustíveis e fertilizantes, prevendo-se um investimento estimado em R$ 10 Bilhões, que o tornará um dos mais importantes Terminais Portuários do Brasil.

João Prego, Senior Partner e responsável pelo mercado do Brasil do Grupo Quadrante refere: “o Brasil é um mercado estratégico no qual temos uma larga experiência e conhecimento local, o que nos permite responder com eficiência e rapidez a projetos de grande envergadura e complexidade. O Novo Terminal Portuário de Alcântara será um ponto central nas ligações comerciais marítimas e terrestres, reforçando o contributo do Grupo Quadrante não só para a melhoria das infraestruturas, mas também para o crescimento económico do Brasil”.

O Estudo de Impacto Económico realizado prevê que o Novo Terminal represente um aumento médio de 20% no PIB no Estado do Maranhão e crie cerca de 15.000 novos postos de trabalho no início da sua atividade e até 40.000 num horizonte de 30 anos.

O porto tem uma profundidade de 25 metros, permitindo operar navios graneleiros de 400.000 toneladas, utilizados para o transporte de minério de ferro, estando também previsto operar navios Capesize para o transporte de grãos agrícolas

O porto tem uma profundidade de 25 metros, permitindo operar navios graneleiros de 400.000 toneladas, utilizados para o transporte de minério de ferro, estando também previsto operar navios Capesize para o transporte de grãos agrícolas. A retro área Onshore cobre 1.100 hectares necessários para a instalação de terminais para o manuseamento de vários produtos, como minério, grãos agrícolas, fertilizantes e combustíveis.

O Grupo Quadrante desenvolveu os estudos de viabilidade técnica, que permitiram a obtenção da autorização do governo federal para a construção e operação do porto e ferrovia privados, estando atualmente a desenvolver os estudos de engenharia dos trabalhos offshore, onshore e dos 220 km da ferrovia de carga, necessários para a obtenção do licenciamento ambiental.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisVulcanoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial