Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Projetos vencedores incluem desenvolvimento de gémeos digitais e aumento de competitividade na indústria

'Geração Digital' premeia projetos inovadores de modernização da indústria

O Instalador30/01/2020
Alunos do CENFIM e do Instituto Politécnico de Leira venceram esta competição estudantil e vão estagiar na Siemens. Iniciativa promove a modernização da indústria em Portugal.
Imagen
Alunos do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) e do Instituto Politécnico de Leiria foram os grandes vencedores do Prémio Geração Digital da Siemens. Este desafio, direcionado a alunos do ensino técnico-profissional e superior de engenharia, tem como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos e de ideias inovadoras para a modernização da indústria em Portugal.

Ao lançar este prémio, a Siemens quer que os jovens portugueses desenvolvam cada vez mais o gosto pelas engenharias ao mesmo tempo que criam projetos e se aproximam do mundo empresarial.

“Para participarem na competição, os alunos tinham que utilizar software e kits de automação da Siemens que estão em utilização em muitas indústrias nacionais, ou seja, ficaram familiarizados com tecnologias que vão encontrar quando entrarem no mercado de trabalho”, afirma António Mira, responsável pela área da Indústria na Siemens Portugal. “Podiam ainda utilizar os i-Experience Centers 4.0, localizados em Alfragide e no Freixieiro, incubadoras de soluções digitais que promovem diversas iniciativas destinadas à modernização da indústria”, conclui o executivo.

Os alunos que venceram o Prémio Geração Digital vão ter a oportunidade de fazer estágios curriculares de dois meses nos i-Experience Centers 4.0 da Siemens, e as instituições de ensino que frequentam vão receber kits de automação e impressoras 3D. Também a escola com maior número de inscrições, o Instituto Politécnico de Leiria, vai receber kits de automação.

Ideias inovadoras em projetos de Indústria 4.0

Foram eleitos dois vencedores na edição deste ano do Prémio Geração Digital. Uma equipa composta por dois alunos do CENFIM apresentou uma solução para uma Máquina de Lavar e Tingir Industrial. A partir de uma modelação 3D foi possível agregar várias funcionalidades de três máquinas numa só (lavar, tingir e dosear a tinta). Através deste modelo digital foi possível simular o seu funcionamento e prever o processo automatizado em todas as suas fases, aumentando a produtividade e reduzindo os recursos logísticos necessários.

O outro vencedor, um aluno do Instituto Politécnico de Leiria, dedicou-se à virtualização de processos industriais, conseguindo demonstrar a importância dos autómatos e softwares de simulação da Siemens num processo, antecipando e otimizando virtualmente todos os passos antes dos modelos reais existirem. Consegue-se assim desenvolver em computador os gémeos digitais, ajustando e otimizando os parâmetros da instalação. Este procedimento reduz os riscos e diminui os custos e ajustes no chão de fábrica, quando o sistema for efetivamente instalado. Adicionalmente, reduz-se o time-to-market, fundamental na equação competitiva de qualquer empresa industrial.
O processo arrancou em outubro do ano passado e contou com a inscrição de 13 projetos de seis universidades e institutos de ensino nacionais. Os projetos a concurso foram analisados por um júri composto por representantes da Siemens, COTEC, Ordem dos Engenheiros, Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Cadflow e BEEVERYCREATIVE, que foi quem selecionou os dois vencedores da edição do prémio deste ano.

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusProfei, S.L.Daikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial