Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

APFM junta-se à Aliança ODS Portugal para ajudar as empresas a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

O Instalador23/01/2020

A APFM - Associação Portuguesa de Facility Management acaba de se juntar à Aliança ODS Portugal, uma rede de abordagem multiparticipada que resulta da iniciativa da United Nations Global Compact Network Portugal.

Imagen

A Aliança ODS tem como missão organizar a contribuição de Empresas e Organizações Empresariais para a realização sem exceção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS estes que estabelecem uma nova agenda de ação até 2030 baseada nos progressos e lições retiradas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio desenvolvidos entre 2000 e 2015.

Ao integrar agora esta rede, a APFM passa a ser um parceiro da Aliança ODS que irá ajudar a sensibilizar, informar, concretizar, monitorizar e avaliar a contribuição do Sector Empresarial para o cumprimento dos ODS.

A primeira iniciativa mais visível é a criação da página ODS.APFM (disponível em http://apfm.pt/ods/), que constitui a plataforma para os Facility Managers colaborarem na tradução dos ODS para KPI e melhores práticas do Facility Management. Apenas com esta visão pragmática e prática dos Objetivos será possível atingi-los, o que envolve uma contribuição positiva no dia-a-dia das operações.

Com o apoio da APFM, as Empresas e Organizações Empresariais poderão seguir e aplicar da melhor forma as orientações e guias publicados por organismos internacionais de referência (Nações Unidas, ISO, OCDE, OIT e OMS, entre outros), e mais especificamente as diretivas e orientações emanadas pela União Europeia que tenham consequências na atividade e deveres de relatório das Empresas.

Um excelente exemplo de como a APFM pode ajudar a comunidade Empresarial a implementar ações que vão ao encontro dos 17 ODS da ONU passa pelo esclarecimento e apoio na implementação de normas como a ISO 41001.

Destinada a todas as organizações independentemente da sua dimensão ou indústria, sejam utilizadoras de espaços ou prestadoras de serviços, a implementação da ISO 41001 visa ajudá-las a assegurar uma utilização eficiente de recursos e alocá-los de forma a melhorar a eficiência e a produtividade do seu core business, promovendo ainda um ambiente saudável, atrativo e produtivo para os seus utilizadores finais.

Para Miguel Agostinho, CEO da APFM, "é com enorme satisfação que a Associação Portuguesa de Facility Manament se junta à Aliança ODS, uma iniciativa em que acreditamos e na qual revemos os nossos próprios objetivos e missão enquanto entidade que defende cada vez mais a sustentabilidade como um dos eixos fundamentais para o futuro".

O CEO sublinha que “os Facility Managers são essenciais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 – e a nossa responsabilidade enquanto integradores de pessoas com o ambiente construído, seja ele residencial, serviços, indústria, infraestruturas ou setor público, dá-nos o poder de intervir e o dever de melhorar a sustentabilidade da vida Humana no Planeta”.

O responsável da APFM lança desde já um repto: “a APFM convida desde já a comunidade de Facility Managers a inscrever-se gratuitamente na plataforma ODS.APFM para fazer parte deste projeto de sustentabilidade global que a todos diz respeito, e que envolve necessariamente diversos aspetos da economia e da sociedade Portuguesa”.

Para Miguel Parra da Silva, Chair of the Board da Global Compact Network Portugal e Presidente da Aliança ODS Portugal, “temos a maior honra em receber a Associação Portuguesa de Facility Management na Aliança ODS Portugal, uma parceria que nos permitirá explorar mutuamente campos de cooperação no âmbito da Agenda 2030 da ONU e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

O responsável acrescenta que "a adesão e cooperação da APFM será de grande valia para todas as partes interessadas e, em última análise, para a comunidade em geral”.

Aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015, a Agenda ODS 2030 resulta do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo e que tem em vista a criação de um novo modelo global que permita acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

A Aliança ODS Portugal conta com um número alargado de Organizações associadas e também de personalidades que integram o seu Conselho Superior de Honra, designadamente Carlos Zorrinho, Paulo Bárcia, Filipe Duarte Santos, e sendo o mesmo presidido por Carlos Monjardino.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusProfei, S.L.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial