Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Cascaisea: acaba de nascer uma nova associação ambiental para combater o flagelo do lixo marinho em Portugal

22/01/2020

A Cascaisea - Associação Ambiental, com o mote #takeaction, quer fazer a diferença na preservação da vida dos nossos Oceanos e, em particular, do mar de Cascais.

Imagen

Em comunicado, a associação refere que em apenas três quilómetros do Litoral Oeste Sintra-Cascais são recolhidos anualmente mais de 30 mil litros de plástico e derivados.

Criada por Miguel Lacerda, mergulhador, velejador, ativista ambiental, coordenador do estudo 'O Lixo marinho no litoral Oeste Sintra Cascais 2014-2019' e pioneiro nas ações de limpeza dos oceanos em Portugal, quer mobilizar pessoas que estão ávidas de participar na defesa e preservação dos oceanos e em ações de limpeza do litoral de Cascais.

“Não podemos ficar parados. As pessoas que gostam do mar têm o dever de o respeitar. A Cascaisea quer ser a catalisadora dessa participação para a mudança”, diz.

“O cenário é crítico, a poluição e a degradação ambiental dos oceanos são alarmantes. Os dados do lixo marinho presente no litoral Oeste Sintra Cascais, uma das zonas mais estratégicas da parte oriental do Atlântico Norte, são assustadores. O retorno já é praticamente inexequível, isto requer medidas drásticas e ações concretas de forma a minimizar o que está ao nosso alcance. A maior parte do lixo encontrado nos Oceanos vem de indústrias de pesca e transporte, oriundo de todas as partes do mundo. Uma esmagadora maioria dos detritos encontrada em Sintra/Cascais é feita de plástico e derivados, afetando toda a vida marinha”, afirma Miguel Lacerda, fundador da Cascaisea.

E conclui: “nas últimas décadas, a poluição marinha por plásticos e derivados tem vindo a crescer de uma forma exponencial sendo já extremamente comprometedora para a vida marinha. De acordo com a Comissão Europeia, os detritos de plástico já representam cerca de 60 a 80% do lixo marinho (visível). Há uma evidência crescente de que os organismos marinhos em todos os níveis da cadeia alimentar ingerem plásticos e micro plásticos que desta forma entram na cadeia alimentar. No estudo que a Cascaisea está a concluir sobre o lixo marinho no litoral Oeste Sintra Cascais, os dados são esmagadores: mais de 90 170 litros de plásticos e derivados foram recolhidos entre 2014-2019 e com tendência a crescer. Lisboa vai acolher em junho deste ano a conferência da ONU sobre os oceanos e esperamos que sejam tomadas medidas sérias para combater a poluição marinha por plásticos”.

A primeira ação pública oficial da Cascaisea será obviamente uma Ação de Limpeza de Plásticos e Derivados que decorrerá no dia 25 de janeiro, entre as 10 h e as 12h na praia do Abano, em pleno Parque Natural Sintra-Cascais.

Esta ação é aberta a toda a comunidade. Poderão vir voluntários de todas as idades, munidos de sacos, roupa e calçado confortável e muita vontade de agir na defesa dos nossos oceanos.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias em cascaisea@gmail.com (indicando nome e data de nascimento para efeitos de ativação de seguro).

Mais informações em www.cascaisea.pt.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial