Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Zoológico de Lisboa apela a um grito pela conservação da fauna e flora australiana

O Instalador16/01/2020
Ao longo dos últimos meses, a Austrália foi atingida por um conjunto de fogos devastadores. O Jardim Zoológico de Lisboa lança agora um apelo: salvemos a flora e fauna afetada pelos dramáticos incêndios que lavram no país.
Imagen

As projeções são alarmantes e indicam um elevado número de animais mortos e feridos. Os incêndios no norte de Nova Gales do Sul, no Parque Nacional de Blue Mountains, uma área classificada como património mundial, e no Parque Nacional de Wollemi, traduzem-se em perdas incalculáveis de vida selvagem.

Através do seu Fundo de Conservação o Jardim Zoológico de Lisboa reforça o seu apoio pela proteção da flora e fauna australiana, promovendo ainda uma angariação de fundos para o efeito.

É ainda importante reforçar o papel fundamental das instituições zoológicas na constituição de grupos geneticamente saudáveis para reforçar as populações selvagens, sempre que necessário.

Desde 1991, que o Jardim Zoológico participa no programa de conservação in situ de Koalas, em colaboração com a Sociedade Zoológica de San Diego (EUA).

No decorrer desta catástrofe, o apoio do Zoo foi reforçado e o contacto permanente com o Dr. Bill Ellis e a Dra. Kellie Leigh, biólogos de campo financiados pelo programa, tem permitido aferir acerca da dimensão da problemática, assim como quais as necessidades mais urgentes para o resgate dos animais.

A perda devastadora de vida selvagem tem levado os investigadores a tomar medidas extremas e sem precedentes. Numa altura em que as chamas ameaçavam o Parque Nacional de Blue Mountains, uma área classificada como património mundial e que encerra em si uma das mais importantes populações de Koalas pela elevada diversidade genética, uma equipa de investigadores, em conjunto com o Serviço Nacional de Parques e Vida Selvagem (NPWS), organizou uma missão de resgate a curto prazo.

Foram enviadas equipas de batedores para a frente dos incêndios de forma a localizar os Koalas, através dos colares com transmissores colocados no âmbito do programa de conservação, e uma equipa de escalada para capturar os animais que se abrigavam dos incêndios no topo das árvores. Após a captura, o estado de saúde dos animais foi avaliado e foram posteriormente levados para Sydney, para o Hospital de Vida Selvagem de Taronga que, com o apoio do Zoo de Taronga, se responsabilizou por manter os animais em segurança até que possam ser reintroduzidos.

Em comunicado, o Zoo de San Diego reforça a necessidade de angariar uma grande quantidade de fundos para ações de resgate como esta. Para além da captura dos animais, são necessários apoios para a sua alimentação, transporte e posterior libertação, assim que seja seguro. Aquando da libertação, deverá ainda ser desenvolvido um trabalho de monitorização dos animais para garantir uma boa readaptação a um habitat com dinâmicas francamente alteradas.

Através do seu Fundo de Conservação o Jardim Zoológico vai contribuir para o resgate e recuperação da flora e fauna australiana em parceria com o Zoo de San Diego. Para além deste apoio, de janeiro a março, o Jardim Zoológico vai disponibilizar mealheiros no interior do parque para que os visitantes possam também contribuir. O dinheiro recolhido nos mealheiros irá reverter integralmente para esta missão.

“Junte-se a esta causa e participe no resgate e recuperação da fauna e flora australiana, numa campanha onde o koala é a espécie bandeira, representando a conservação de toda a vida selvagem australiana que habita no seu território”, apela, em comunicado o Zoo de Lisboa.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosProfei, S.L.Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial