Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Masdar e Cepsa criam empresa conjunta para desenvolver projetos de energias renováveis em Portugal e Espanha

O Instalador16/01/2020
A Cepsa Masdar Renováveis vai-se centrar-se em projetos de energia eólica e solar fotovoltaica na Península Ibérica, com o objetivo inicial de ter 500 a 600 MW de capacidade.
Imagen

A Masdar, uma das principais empresas de energia renovável do mundo e subsidiária da Mubadala Investment Company, e a Cepsa, companhia global de energia e química de propriedade da Mubadala Investment Company e do Carlyle Group, anunciaram, esta semana, um acordo para criar uma empresa conjunta (joint venture) com o objetivo de desenvolver projetos de energias renováveis em Portugal e Espanha.

Esta joint venture, participada em 50% por cada uma das empresas, foi anunciada na Abu Dhabi Sustainability Week 2020, um dos eventos, sobre sustentabilidade, mais importantes a nível mundial, que se realiza por estes dias na capital dos Emirados Árabes Unidos e que conta com as presenças de Khaled Abdulla Al Qubaisi, conselheiro delegado da plataforma de Aeroespacial, Renováveis e TIC da Mubadala Investment Company, e Mussabbeh Al Kaabi, conselheiro delegado da plataforma de Petróleo e Petroquímica da Mubadala Investment Company, e presidente e conselheiro da Cepsa. A nova empresa, Cepsa Masdar Renováveis, vai dedicar-se ao desenvolvimento de projetos de energia eólica e solar fotovoltaica na Península Ibérica, com o objetivo inicial de ter 500 a 600 MW de capacidade.
“Na Masdar, temos orgulho de contar com nossa sólida experiência em energias renováveis para ajudar Espanha e Portugal a aumentar a percentagem de energia limpa em seu mix de energia. A Península Ibérica é uma zona atrativa para os investidores em energias renováveis e esperamos expandir, ainda mais, o nosso portfólio em energias renováveis na Península Ibérica, uma vez que fortalecemos a nossa aliança com a Cepsa”, disse Al Ramahi, administrador delegado da Masdar.

Philippe Boisseau, CEO da Cepsa, acrescentou que "como companhia energética global, estamos a construir um portfólio diversificado de negócios. As energias renováveis são um dos pilares fundamentais da transição energética e é um dos campos em que queremos expandir a nossa presença. O acordo com a Masdar representa uma importante alavanca para o nosso crescimento neste setor, focado em Espanha e Portugal".

Em 2018, as energias renováveis representavam 55% do consumo total de eletricidade em Portugal e o país fixou como objetivo para 2030, alcançar os 80%. Já em Espanha, o objetivo para as energias renováveis é que representem 74% do mix de eletricidade até final desta década.
A Masdar opera em Espanha desde 2008, através da Torresol Enery e fornece energia a mais de 107.000 residências, tendo instalações na província de Cádiz y Sevilha, onde gere a Gemasolar, a primeira usina de energia solar em escala solar do mundo capaz de fornecer energia 24 horas por dia.
A Cepsa opera um parque eólico em Jerez de la Frontera (Cádiz), com uma capacidade instalada de 28,8 MW e uma produção estimada de 72 GWh por ano. O parque produz a energia equivalente ao consumo anual de mais de 20.000 residências, evitando assim a emissão de 32.000 toneladas de CO2 por ano.
A Masdar é uma companhia de energias renováveis de Abu Dhabi, Masdar, está a avançar na comercialização e implantação de energias renováveis, desenvolvimento urbano sustentável e tecnologias limpas para enfrentar os desafios globais de sustentabilidade. Propriedade da Mubadala Investment Company, o fundo de investimentos estratégicos do governo de Abu Dhabi, tem como mandato ajudar a manter a liderança dos Emirados Árabes Unidos no setor global de energia, além de apoiar a diversificação da sua economia e fontes de energia para o benefício das gerações futuras. Os projetos de energia renovável da Masdar estão localizados nos Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Mauritânia, Egito, Marrocos, Reino Unido, Sérvia e Espanha.

A Cepsa é uma Companhia Energética Global, que opera de modo integrado em todas fases da cadeia de valor dos hidrocarbonetos, para além de fabricar produtos a partir de matérias-primas de origem vegetal e de estar presente no setor das energias renováveis. Tem mais de 90 anos de experiência e uma equipa de cerca de 10.000 profissionais com grande excelência técnica e capacidade de adaptação. Está presente em todos os cinco continentes através das suas áreas de negócio de Exploração e Produção, Refinação, Petroquímica, Marketing, Gás e Eletricidade e Trading.

REVISTAS

SoliusDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial