Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Cabo Verde: privados chamados a construir e operar centrais solares em duas ilhas

O Instalador08/01/2020
O Governo cabo-verdiano prevê que privados avancem até maio com a construção de duas centrais solares, nas ilhas do Sal e de São Vicente, numa capacidade total de produção de eletricidade de 10 MegaWatts (MW).
Imagen

A informação consta do concurso público internacional para atribuição de capacidade de receção na rede para duas centrais solares fotovoltaicas, cada uma com uma capacidade de 5MW, o qual arrancou no dia 31 de dezembro, através da Direção Nacional de Indústria, Comércio e Energia (DNICE).

O concurso, segundo a mesma informação, consultada pela Lusa, envolve a solicitação para Manifestação de Interesse (SMI) para “mobilizar promotores, consórcios ou 'joint ventures' do setor privado para desenhar, projetar, construir, comissionar, financiar, possuir, operar e manter” as duas centrais, em regime de produtores independentes.

As duas centrais serão instaladas em Santa Maria, ilha do Sal, e em Salamansa, ilha de São Vicente.

A apresentação de propostas decorre até 31 de janeiro e todo o processo de seleção, segundo o calendário do concurso, deverá estar concluído até 15 de maio.

Estas duas centrais, cuja produção elétrica será adquirida para injeção na rede nacional, inserem-no no Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDES) preparado pelo Governo de Cabo Verde, que define a meta de penetração das energias renováveis de mais de 50% até 2030.

A produção de eletricidade em Cabo Verde através da empresa pública Electra repartia-se no final de 2018 por 11 centrais térmicas, um parque eólico e dois parques solares, acrescidos de quatro parques de produtores independentes.

A potência disponível do parque produtor da Electra, segundo informação da própria empresa, totalizava no final daquele ano 132 MW, repartida pelas centrais térmica 124,664 MW (94,4 %), centrais eólicas 0,6 MW (0,5%) e solar 6,750 MW (5,1%).

A produção de eletricidade em Cabo Verde no ano de 2018 atingiu os 429,6 GWh, sendo 79,2% de origem térmica, 18,7% eólica e 2,1% solar.

REVISTAS

SoliusProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial