Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

UTAD é parceira de projeto europeu no âmbito da regeneração das florestas

O Instalador23/12/2019
Nos dias 18 e 19 de novembro decorreu, em Saragoça, Espanha, a primeira reunião do projeto ForManRisk (Forest Management and natural Risks), financiado pela União Europeia, por meio dos fundos do FEDER, que faz parte do programa Interreg SUDOE.
Imagen

Na reunião, os parceiros tiveram a oportunidade de planear e organizar o calendário dos primeiros seis meses de trabalho do projeto, informa a UTAD, em comunicado.

O objetivo deste projeto é fornecer soluções operacionais e comuns para o espaço SUDOE, com o objetivo de melhorar a gestão de uma fase chave na vida da floresta: a regeneração.

Com uma perspetiva transnacional, o projeto organizará atividades de formação e troca de experiências, além de desenvolver ferramentas atuais e partilhadas de apoio à gestão. Uma das principais linhas do projeto é a implementação de uma rede de florestas piloto e espaços de trabalho de “demonstração” no território SUDOE, permitindo experimentar novas técnicas de regeneração e de gestão de riscos, ao mesmo tempo que procede à consciencialização dos atores envolvidos (intervenientes institucionais e a população civil) acerca dos riscos naturais e se acelera a criação de novos padrões de gestão no espaço de colaboração.

Para responder melhor a esses desafios, serão desenvolvidas atividades para melhorar as técnicas de gestão florestal sustentáveis, nas florestas da área SUDOE que apresentam cada vez mais problemas de regeneração associados às alterações climáticas.

Irá também proceder-se ao desenvolvimento de ferramentas de gestão florestal que permitam melhorar a prevenção de riscos de incêndio e otimizar a coordenação e a eficiência das operações. Será ainda impulsionada a comunicação de forma a sensibilizar e envolver os intervenientes institucionais e a população civil acerca dos riscos naturais.

O projeto tem como entidades participantes o Office National des Forêts (ONF), líder do projeto; o Institut Méditerranéen du liège (IML); o Institut National de la Recherche Agronomique (INRA); a Sociedad Aragonesa de Gestión Agroambiental (SARGA); o Consorci Centre de Ciència i Tecnologia Forestal de Catalunya (CTFC); a Asociación Forestal de Galicia (ASF); a Gistree, Sistemas de Informação Geográfica, Floresta e Ambiente, Lda. (Gistree) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O projeto integra ainda, como parceiros associados por Portugal, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O orçamento total do consórcio, para o desenvolvimento das atividades é de 1.568.867,98€, sendo 75% cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu (2014-2020).

O projeto, cujo início formal foi a 1 de outubro de 2019, durará até o final de 2022 e está integrado no eixo prioritário 4: combate às mudanças climáticas.

REVISTAS

Profei, S.L.VulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial