Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Desafios dos consumidores no contexto da crescente complexidade do setor elétrico

Cristina Portugal | Presidente do Conselho de Administração da ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos

13/11/2019
Há um extenso vocabulário que o mundo da eletricidade trouxe para o léxico dos consumidores. Siglas: BTN, MT, AT. Acrónimos: ERSE, ACER, CIEG. Palavras compostas: prosumidores. Conjuntos – tarifas de acesso às redes – e subconjuntos – tarifa de acesso às redes de distribuição, ou de transporte. Conceitos: energia de fonte renovável e não renovável, transição energética, digitalização.
Imagen
Esta é uma pequena amostra da complexificação da atividade que invadiu o setor elétrico, e que, para uns, é um sinal de vitalidade, mas que, para outros, se pode tornar assustador.

A eletricidade é um serviço público essencial, o que quer dizer que é crucial para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos e das empresas. A eletricidade responde hoje a necessidades básicas dos consumidores e da vida em sociedade: iluminação, aquecimento, funcionamento de equipamentos domésticos ou de produção. Responde a um enorme universo de utentes que integra muitos, muitos consumidores, com níveis de exigência ou de satisfação diferenciados. Pelo que o foco deverá incidir na questão da necessidade a satisfazer: o que precisam de saber todos os consumidores?

  • Que têm direito a ter acesso à eletricidade.
  • Que a eletricidade tem um custo, que é a soma de uma parte fixa com uma parte variável e que apenas esta última dependente da utilização que faz. E sim, claro, que também paga taxas e impostos.
  • Que o valor da fatura do consumidor pode ser maior ou menor, consoante o número de aparelhos que quiser usar ao mesmo tempo (a potência contratada), da eletricidade que consumir e das horas em que o fizer (por exemplo, se tiver uma tarifa bi-horária e usar as máquinas à noite, pagará menos pela energia do que se o fizer durante o horário de trabalho normal, em que todas as lojas, escritórios e fábricas estão em pleno funcionamento).
  • O consumidor também precisa de saber que há muitos comercializadores no mercado, que pode mudar de comercializador sem custos, mas que, antes, se deve informar, procurar o melhor preço para o seu perfil de consumo. E que existem simuladores de potência contratada (quantos aparelhos liga ao mesmo tempo) e simuladores de preços (ofertas comerciais) que auxiliam os consumidores a fazer a sua escolha. A ERSE disponibiliza esses simuladores aos consumidores, que devem escolher antes de mudar e mudar sempre que encontrarem melhor preço. Lá porque a eletricidade é uma necessidade para toda a vida, o comercializador não precisa de ser sempre o mesmo.
A partir daqui, neste regime de mercado, de acordo com as apetências de cada consumidor ou grupo de consumidores, podem ser acrescentadas camadas de detalhe e sofisticação, em certos casos, com vantagens para os próprios e para o sistema elétrico. Ninguém está obrigado. É uma opção.

A verdade é que, perante um serviço público essencial como é a eletricidade, todos os consumidores, em alguma circunstância e momento da vida, são consumidores vulneráveis

A inovação tecnológica permite hoje a prestação de serviços muito diferenciados e responde a necessidades de grupos de consumidores.

A democratização do acesso à produção descentralizada, em pequena escala, traz desafios para a gestão do sistema e deve beneficiar aqueles que queiram participar, por opção de vida ou económica, como pequenos produtores e investidores.

Nunca os avanços tecnológicos foram tão rápidos, nem tão lentos, como hoje. Quanto mais rápidos, maior é também o risco de deixar para trás alguns grupos de consumidores, passivos, menos ágeis, com menor apetência pela inovação, experimentação ou risco. O papel do regulador assume aí crescente importância. Não para liderar a inovação, que cabe às empresas, ou ser um obstáculo à evolução, mas para estar alerta e proteger os consumidores mais vulneráveis. A verdade é que, perante um serviço público essencial como é a eletricidade, todos os consumidores, em alguma circunstância e momento da vida, são consumidores vulneráveis.

A ERSE mantém-se atenta quanto a ofertas e práticas comerciais que possam lesar os consumidores. Fá-lo sinalizando tais práticas nas reclamações que recebe. Fá-lo ao instruir processos de contraordenação, aplicando coimas às empresas infratoras e, sempre que possível, através de acordos que permitam a indemnização dos consumidores lesados. Fá-lo, promovendo cada vez mais informação, divulgando alertas de más práticas, conselhos e dicas, e fazendo formação aos consumidores. E celebrando protocolos com os Centros de Arbitragem de Consumo para que os consumidores disponham de locais próximos para apresentarem reclamações e obter uma decisão com o valor de uma sentença do tribunal.

A mensagem fundamental da ERSE é a da confiança na sua ação, enquanto regulador dos setores da eletricidade, do gás natural, do gás de petróleo liquefeito, dos combustíveis derivados do petróleo, dos biocombustíveis e da atividade de gestão de operações da rede de mobilidade elétrica, em defesa do interesse público e de proteção dos direitos e dos interesses dos consumidores presentes e futuros.

Consumidor informado é um consumidor mais consciente e exigente.

Cristina Portugal, Presidente do Conselho de Administração da ERSE

Cristina Portugal, Presidente do Conselho de Administração da ERSE

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSoliusProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial