Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Iniciativa é cofinanciada pela União Europeia

Conheça o projeto “Urban Co-creation Data Lab (UCD Lab)”

O Instalador03/11/2019

Universidade Nova de Lisboa parceira de Projeto Urban Co-creation Data Lab (UCD Lab).

Imagen

Projeto 'Urban Co-creation Data Lab (UCD Lab)', cofinanciado pela União Europeia no âmbito da Connecting Europe Facility (CEF) – Telecommunication Sector, no montante de 1 milhão de euros, teve início a 22 de outubro.

Liderado por Miguel de Castro Neto, da NOVA Information Management School onde coordena o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, este projeto envolve como parceiros, para além da escola de gestão de informação da Universidade Nova de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa (através do seu Centro de Gestão e Inteligência Urbana), a Agência para a Modernização Administrativa, I.P., a NEC Portugal - Telecomunicações e Sistemas S.A. e o Barcelona Supercomputing Center - Centro Nacional de Super Computación.
Alicerçado na Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa, as intervenções do projeto centrar-se-ão nesta cidade e visarão a construção de capacidades e serviços analíticos capazes de apoiar o planeamento e a gestão municipal.
O projeto visará, assim, o desenvolvimento de uma nova geração de serviços públicos no contexto das cidades inteligentes, explorando instalações de supercomputação e dados públicos e privados para analisar combinações complexas de grandes datasets em 5 áreas de interesse público:

Mobilidade: Avaliação e predição de padrões e comportamentos de micro mobilidade na cidade de Lisboa;

Gestão de resíduos: Identificação de padrões/perfis e predição da produção de resíduos sólidos urbanos na cidade de Lisboa;

Estacionamento: Identificação de padrões e predição do estacionamento na cidade de Lisboa para melhorar a eficiência na fiscalização;

Poluição: Elaboração de modelos preditivos de propagação de poluentes líquidos e atmosféricos, na cidade de Lisboa;

Gestão de multidões: Avaliação e elaboração de modelos de predição do impacto de grandes eventos nos serviços da cidade de Lisboa.

Os modelos desenvolvidos serão posteriormente testados em mais duas outras cidades europeias, a definir no âmbito da execução do projeto e disponibilizados publicamente no portal de dados abertos do município de Lisboa.

O período de implementação operacional do projeto teve início a 1 de outubro deste ano e prolonga-se até fim de setembro de 2021. Durante esse período um conjunto de atividades serão desenvolvidas com vista no apoio à tomada de decisão, ao nível municipal, a fim de proporcionar aos cidadãos serviços de alta qualidade nas áreas de segurança, emergência, gestão operacional e planeamento.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

foto

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosVulcanoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial