Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Mais um passo rumo à reciclagem de dióxido de carbono

O Instalador16/09/2019
Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências (Ciências) e do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa (ULisboa) está cada vez mais perto de conseguir criar um processo economicamente viável de reciclagem do dióxido de carbono responsável pelo efeito de estufa.
Imagen
Paulo N. Martinho, investigador do Centro de Química e Bioquímica, do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) e do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) de Ciências ULisboa, coordenou este trabalho, que dada a relevância dos resultados obtidos foi recentemente capa de uma das edições da conceituada revista Chemistry – A European Journal.
O grupo conseguiu demonstrar que as moléculas baseadas em cobalto, um dos metais mais abundantes na Terra, rodeado por espécies orgânicas, são capazes de converter dióxido de carbono em produtos com monóxido de carbono e metano.
«Estes produtos podem ser usados de forma economicamente viável como alternativa a outros de origem fóssil», alerta Paulo N. Martinho.
O dióxido de carbono e o aumento da sua concentração na atmosfera, causado essencialmente pelo uso de combustíveis fósseis, originam o efeito de estufa e consequentes severas alterações climáticas, problemas que os cientistas são chamados a resolver.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial