Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa começou ontem no Páteo da Galé

Revista O Instalador09/04/2019
Começou ontem, dia 8 de abril, a 6ª Semana de Reabilitação Urbana de Lisboa (SRU). A decorrer no Páteo da Galé, a sessão de abertura contou com a presença de Fernando Medina, presidente da CML, Reis Campos, da AICOPS, ou Ana Pinho, Secretária de Estado da Habitação.
Imagen

Texto e foto: José Alex Gandum

António Gil Machado, diretor da 'Vida Imobiliária', como habitualmente, fez os agradecimentos e as apresentações da 6ª edição da SRU. O primeiro orador foi Reis Campos, que começou por referir que em termos de reabilitação «os resultados alcançados não significam que todos os problemas estejam ultrapassados, porque surgem sempre novos desafios». Fez referência ao Alojamento Local, aos Vistos Gold, ao turismo, à mobilidade ou à falta de alojamento para estudantes.

O profissional sublinhou que «é indispensável promover a reabilitação urbana a todo o país, onde os poderes central e local têm de intervir». Referiu que há um milhão e meio de edifícios em Portugal a precisarem de obras, e que o mercado de arrendamento continua a não existir. A associação a que preside fez recentemente um levantamento exaustivo em todas as freguesias do país, concluindo que ainda há muito para reabilitar.

Fernando Medina começou por dizer que os problemas de Lisboa são os problemas de muitas cidades europeias e até cidades de outros continentes, onde as classes médias altas, ou mesmo as classes altas mais baixas não conseguem residir dentro da cidade. Advertiu que «não nos podemos só concentrar nalgumas zonas da cidade», falando depois da regulação do alojamento local.

Seguiu-se uma mesa redonda moderada por Reis Campos e que contou com a presença de Helena Roseta, Fernando Santo e António Costa e Silva, este último deputado do PSD com o pelouro da habitação. No fim, houve oportunidade para intervenção do público.

Ana Pinho, Secretária de Estado da Habitação, fechou a sessão do primeiro dia da SRU, a qual se debruçou mais sobre os incentivos e a regulamentação, referindo, por exemplo, que o governo conta investir 1,7 mil milhões de euros até aos 50 anos do 25 de abril de 1974 em habitação social e digna para as famílias mais precárias.

A SRU prossegue hoje com duas conferências: 'Reabilitação - Missão (im)possível?', a decorrer na Academia da Reabilitação, e 'Criação de valor na reabilitação urbana', no Páteo da Galé. Ainda há vagas para ambas as sessões e os interessados podem inscrever-se gratuitamente aqui.

REVISTAS

Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial